Windows 8 – O fim do Botão Iniciar

Publicidade

[wide][/wide]
O ano era 1983 e seria marcado pelo lançamento do Apple Lisa, o primeiro computador pessoal baseado em interface gráfica. Provavelmente você nunca tenha ouvido falar deste computador, mas acredite ele mudou a história da computação mundial. Isso porque em uma demonstração previa do Lisa, na casa de Steve Jobs, estava um ainda desconhecido candidato a bilionário chamado Bill Gates, que em parceria com Paul Allen havia fundado a Microsoft em 1975.

Publicidade

Gates sabia que precisava daquilo em seu sistema operacional, o MS-DOS, que ainda era baseado em comandos digitados  na tela e complicado para aqueles que não tinham uma boa noção de programação. Assim em 1984 a Microsoft anunciava o que viria  a ser o sistema operacional mais usado do mundo: Nascia o Windows.

Embora muito contestado por copiar o Apple lisa o Windows mudou a forma como vemos a computação e por décadas tem se mantido como o sistema operacional dominante no mercado. E com o tempo ele evoluiu.

Em 1995 era anunciado o Windows 95.  Embalado pela canção “Start Me Up” dos Rolling Stones nascia com ele o botão iniciar. Presente na versão do Windows NT 3.11 de 1993 foi o Windows 95 que popularizou o famoso ícone presente na maioria dos nossos teclados.

Esqueça o curtir do facebook, o seu navegador de internet ou o angry birds do seu smartphone. Em matéria de cliques ninguém supera o botão iniciar do Windows. Marca inconfundível em todas as versões se tornou um símbolo da franquia.

Publicidade

Mas seu reinado esta preste a acabar. Isto porque em 13 de dezembro de 2011 aMicrosoft anunciou a primeira versão de testes do Windows 8, seu novo sistema operacional.  Disponível gratuitamente no site da empresa o Windows 8 promete ser a grande revolução da plataforma. E logo ao acessar a interface (chamada Metro) é possível ver uma grande diferença: Ele não esta lá.

Isso mesmo, você não vai encontrar o botão iniciar no Windows 8. A empresa de Redmond resolveu adotar uma cara totalmente nova para sua maior criação. Em um mundo dominado por tablets e smartphones a Microsot se reinventou para continuar viva e dominante no mercado de sistemas operacionais e com isto o Windows ganha uma nova abordagem, totalmente baseada em integração e simplicidade.

A Start Screen (Tela inicial) do novo Microsoft Windows 8

Nesta série de artigos vamos entender as mudanças no Windows 8, porque ele parece ser tão diferente e ao mesmo tempo tão igual ao Windows 7. Vamos ver suas novas funcionalidades, navegar pela Windows Store, aprender a baixar os jogos do X-Box para o Windows 8 e armazenar seus arquivos na nuvem. Vamos ver a  Metro, nova interface da Microsoft, e principalmente vamos falar o porque você irá querer ele em seu tablet.

 

Glauber Santos

Glauber Santos é pai em tempo integral da menina mais linda do mundo. Tira umas 8 horinhas por dia se aventurando como engenheiro para ganhar o leite das crianças.No tempo vago é amante de tecnologia e inovação. Escreve sempre quando pode para o Dicazine e as vezes se aventura com desenvolvimento de hardware, software e automação. É fã do Windows 8 e um apaixonado por Windows Phone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *