Você Tem Dificuldades?

Publicidade

Claudio Luciano Dusik (Foto: Thiago Cruz/UFRGS)
Cláudio Luciano Dusik (Foto: Thiago Cruz/UFRGS)

Creio que sua resposta seja sim!

Todos nós passamos por dificuldades, por maus momentos e por intempéries na nossa vida. Mas você sabe por que algumas pessoas triunfam sobre estas dificuldades e outras viram escravas delas? Por que as que viram escravas se autolimitam.

Publicidade

Vou explicar este conceito melhor. Todos nós temos potencial, alguns mais, outros menos, mas todos temos. Porém quem vence nem sempre é quem tem mais potencial, mas a pessoa que melhor adapta seu potencial as situações. E temos diversos exemplos que nos levam a pensar sobre este fato.

Recentemente li em um site de notícias sobre educação, que Cláudio Luciano Dusik, um psicólogo com atrofia muscular espinhal, que lhe causa degeneração dos neurônios motores, defendeu uma tese de mestrado, que foi digitada por ele mesmo. Ele utilizou uma tecnologia que lhe permitiu escrever com apenas um dedo (um dos poucos movimentos que lhe restaram). E neste momento lhe faço uma pergunta. Será que ele não poderia apenas ter se acomodado com a situação e se auto vitimar como um coitado, digno de pena? Provavelmente sim, mas ele não quis este sentimento de derrota em sua vida. Buscou formas de crescer, de se tornar melhor. Usou seu potencial, o que lhe era disponível no momento para tornar-se um vencedor na vida. Defendeu sua tese de mestrado, e hoje com o título de mestre em mãos, é um ser humano admirável, digno de ser referência para qualquer pessoa.

Publicidade

Assim como Cláudio, o australiano Nick Vujicic, também nasceu com problemas motores. Nascido sem pernas e braços devido a rara síndrome Tetra-amelia, Vujicic viveu uma vida de dificuldades e privações ao longo de sua infância. No entanto, ele conseguiu superar essas dificuldades e, aos dezessete anos, iniciou sua própria organização sem fins lucrativos chamada Life Without Limbs (em português: Vida sem Membros). E hoje motiva pessoas do mundo todo com sua tocante história de vida e de adversidades superadas. Em seu livro “Uma Vida Sem Limites” (editora Novo Conceito), já na primeira página uma citação da Bíblia me chamou a atenção. A citação é a seguinte “ Irmãos, considerai uma grande alegria quando tiverdes de passar por diversas provações”. E creio que é este espírito que lhe deu forças para realizar tudo o que realizou.

E neste momento lhe questiono. Se eles com todas as suas limitações, colocaram todo o seu potencial a pleno funcionamento, o que você está esperando? Ainda está reclamando de sua vida, de suas condições atuais? Pare de reclamar e dê o seu melhor agora, neste momento, e não quando as coisas estiverem totalmente favoráveis.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here