Você Faria Qualquer Coisa Para Emagrecer? Antes de Responder Leia Isso

Publicidade

Para quem está acima do peso e/ou buscando uma solução para emagrecer encontra um pouco de tudo, receitas mirabolantes, simpatias, remédio proibido, ficar dias sem comer, provocar diarréia, ou sabe-se lá o que mais anda sendo ensinado por aí.

Tudo bem se pensar que deve ser muito fácil falar e criticar quem se dispõe a fazer qualquer coisa para emagrecer quando se está em boa forma, aliás, ninguém deve criticar nem apontar o dedo, pois quando o assunto é aumento de peso todo mundo tem telhado de vidro. É só parar e olhar os tantos atletas que após se aposentar da carreira engordaram e passam a ter dificuldade para emagrecer.

Publicidade

O peso perfeito

peso1
Foto: Reprodução

Outra coisa que não dá para deixar de abordar é sobre a cultura do corpo perfeito e como todos deveriam ser. Esse falso modelo de estética leva muita gente a buscar os mais perigosos caminhos para perder peso, começando pelas dicas que inventa ou ouviu dizer que faz efeito rápido. Chegando ao cúmulo de ficar sem comer, fumar para emagrecer, fazer lavagem intestinal, tomar laxante para ter diarreia todos os dias e muito mais.

Apelo social

peso4
Foto: Reprodução

O uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer é uma preocupação mundial, principalmente nos países em desenvolvimento. O cuidado não é para assustar ninguém, ao contrário, é para alertar sobre os efeitos colaterais que dentre os riscos oferecidos estão: arritmia cardíaca, insônia, irritabilidade exacerbada.

Mesmo assim não raramente pessoas compram medicamentos por conta própria, sem nenhuma orientação médica, chegando ao ponto de fazer uso até dos proibidos pelas Agências reguladoras.

A solução seria…

peso3
Foto: Reprodução

Perder peso não é dá noite para o dia como se gostaria quando se está com muito sobre peso, mas é possível seguindo orientação profissional e sem culpa fazendo exercícios de maneira disciplinada, reeducação alimentar e apoio psicológico quando for preciso.

Não há uma regra única e nem fórmula secreta, ou efeito mágico, cada caso é um caso.

O importante é segurar a ansiedade, não ficar sonhando com os lindos corpos tonificados que vê nas revistas e na televisão. O seu corpo não é igual ímpar, único, mesmo que as medidas fiquem iguais as do modelo que você admirou, ainda assim isso não seria possível, cada um de nós é único.

Sabia que tem gente que faz qualquer coisa para perder peso sem levar em conta os riscos?

Publicidade

Veja se você se enquadra nesse perfil

Você só usa roupas pretas para disfarçar a gordura.

Come escondido para que não vejam o tamanho do seu prato.

Na presença dos outros come pouquinho para provar seu esforço.

Sempre faz piada sobre si mesmo falando da largura do corpo.

Vive dando desculpas dizendo que não emagrece por que tem problema endocrinológico (mesmo que seja verdade).

peso5
Foto: Reprodução

Se chegar conclusão de que se inclui na maioria das ações, tenha cuidado quanto a sua autoestima, pois o comportamento indica necessidade de aprovação dos outros. Aí está uma porta aberta para se submeter a falsos tratamentos miraculosos. Não caia nessas ofertas apelativas. Cuide-se, ame-se, se aceite, busque apoio e seja feliz.

Emagrecer melhora a saúde e esse deve ser o foco principal, pois o seu corpo é a sua casa existencial na vida física.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here