Vantagens Tesouro Direto – Para Iniciantes

Agora, nesse segundo artigo, sobre as Vantagens do Tesouro Direto, você vai conseguir entender porque deve investir no TD. Você vai perceber que essa excelente oportunidade de investimento agrega benefícios como nenhum outro produto de origem financeira.

Com uma linguagem descomplicada, estamos criando uma linha de artigos que poderão lhe servir não somente como aprendizado, mas também como futura consulta, caso você sinta a necessidade de lembrar de algo que nós, detalhadamente, estamos esclarecendo aqui sobre esse investimento.

Simplificar as Vantagens do Tesouro Direto
Ententa as Vantagens do Tesouro Direto, uma alternativa de investimento que agrega benefícios como nenhum outro produto financeiro.

Se você ainda não leu nada a respeito do Tesouro Direto, a sugestão é que, antes, leia o nosso artigo para quem está em contato com o investimento pela primeira vez. Nele você certamente vai compreender alguns termos básicos usados, que vão te ajudar a compreender o investimento com um todo.

Vantagens do Tesouro Direto

Segurança

Os títulos públicos são os ativos de menor risco da economia, pois são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional, ou seja, o Governo Federal garante o seu pagamento. Uma vez comprados os títulos públicos, eles ficam registrados no nome do comprador, no ambiente seguro da BM&FBOVESPA (B3). Isso fortalece a segurança do Programa, pois permite ao investidor trocar de instituição financeira, sem colocar em risco a seu investimento. Claro, isso em caso de problemas com o seu agente intermediário original.

O Tesouro Direto também oferece ferramentas para que você possa acompanhar os suas aplicações facilmente. Reforçando sua segurança. Ele disponibiliza essas informações no seu extrato, na “área exclusiva do investidor”. Qualquer movimentação pode ser consultada pelo Canal Eletrônico do Investidor (CEI). É um serviço, via internet, prestado pela BM&FBOVESPA (B3).

Democratização

A partir de R$ 30,00 você pode fazer aplicações no Tesouro Direto. Não é necessário nem ter muito dinheiro para começar a aplicar, nem ser um expert em fundos de investimentos. No Brasil, basta ser um pessoa física com CPF e conta em qualquer instituição financeira habilitada, que você pode se tornar um investidor no TD.

Facilidade

Todas as transações são feitas pela Internet. Ou seja, ou em casa, ou onde quer que você esteja, você pode fazer ou acompanhar todas as transações ou aplicações que estejam acontecendo em seu investimento. Tudo em tempo real!

Flexibilidade

Você pode programar o seu ganho construindo sua própria carteira de acordo com sua estratégia financeira. Você tem autonomia para gerir suas aplicações. Além disso pode agendar seus investimentos previamente e com regularidade. O TD oferece algumas variáveis de acordos:

  • Taxa de rentabilidade: títulos prefixados, indexados à taxa Selic ou à inflação;
  • Prazos ou vencimentos: datas de vencimento variadas, que possibilitam a adaptar da sua carteira à sua estratégia financeira;
  • Fluxos de pagamento: você tem o direito de escolher ou títulos que pagam o rendimento total só na data de vencimento, ou que pagam juros semestrais.

Então saiba que uma vez adquiridos os títulos, você tem a garantia de receber os rendimentos dessa aplicação até o vencimento do papel. Essa é a data predeterminada para o resgate do título. Nela os recursos serão depositados em sua conta com o rendimento combinado. Mas sempre que precisar, você tem o direito de vendê-los antes de seu vencimento! Eles serão comprados de volta pelo Tesouro Nacional, pelos seus valores de mercado.

Liquidez das Vantagens do Tesouro Direto

O Tesouro Nacional garante a recompra dos títulos públicos todos os dias. Ou seja, você poderá, se quiser, resgatar antecipadamente todos os títulos adquiridos no Tesouro Direto diariamente, a preços de mercado. Sem pegadinha! Se você se apertar em qualquer período de suas aplicações, você pode vendê-las imediatamente.

As Solicitações de Resgate:

  • Solicitados nos dias úteis, das 9h30 às 18h, serão processados com os preços e taxas disponíveis no momento da transação.
  • Solicitados das 18h às 5h e ao longo de todo o fim de semana ou feriado serão liquidados com os preços de abertura do dia útil seguinte.

Nesse segundo período acima, os preços e taxas mostrados no site oficial do Tesouro Direto são exclusivamente para referência. A liquidação da venda ocorrerá em D+1, onde D significa o dia em que a operação foi realizada pelo investidor.

Rentabilidade

O Tesouro Direto supera os retornos oferecidos pela LCI/LCA, CDB, Fundos de Investimento e Poupança, sob condições médias de mercado. Além disso, as taxas são menores do que as cobradas pelos fundos de investimentos e o Imposto de Renda só é cobrado no momento da venda, pagamento de juros ou vencimento do título.

Vantagens Finais do Tesouro Direto

Para ter informações ainda mais detalhadas sobre a alta rentabilidade do Tesouro Direto sobre os investimentos citados acima, acesse o link no site oficial do Tesouro Nacional e instrua-se ainda mais a respeito das vantagens.