Vagas de emprego para assistente administrativo – Como enviar currículo

O assistente administrativo faz o suporte na área de gestão de empresas. É ele quem verifica a forma de fazer alguma operação, focando na melhor logística.

Aí, sabendo disso, muita gente começa a buscar vagas de emprego para assistente administrativo. Mas, você sabe qual é a formação desse profissional, o salário e como encontrar as oportunidades de trabalho? Listamos tudo isso abaixo.

Ah, e só para lembrar, o profissional da área controla as receitas e despesas e ainda gerencia atividades de organização como atualização de cadastro, atendimento a fornecedores e emissão de documentos.

Formação e características        

O pré-requisito, na maioria dos casos, para pessoas que quiserem trabalhar como assistente administrativo é ter o Ensino Médio completo.

Quem tem curso superior ou algum curso técnico ou livre específico acaba saindo na frente. Há aulas grátis disponíveis no mercado pelo Senac e pelo Senai.

Conhecer outras línguas como inglês e francês também é vantajoso, além de saber informática.

É necessário ainda ser organizado, ter iniciativa, capacidade de concentração, falar bem e administrar da melhor maneira possível o tempo. 

Mercado de trabalho e salário

O profissional pode trabalhar em diversas áreas, pois são úteis em qualquer negócio: lojas, escolas, indústria, escritórios. Então é possível trabalhar em empresas privadas, públicas, ONGs.

Outros cargos possíveis nessa profissão são: assistente de atendimento, comercial, de compras e de departamento de pessoal. E essas vagas “parecidas” também vão aparecer quando você buscar um trabalho de assistente administrativo.

O assistente administrativo em São Paulo, segundo o Indeed, ganha cerca de R$ 1.600 por mês.

O salário foi estimado a partir de 5.682 funcionários, usuários, e anúncios de vagas no site nos últimos 36 meses.

Esse valor pode mudar bem de um local para outro, de uma empresa para outra, por isso, é necessário procurar bem o que pode ser melhor para você.

Dicas para procurar emprego

Na hora de ir atrás de um emprego, procure sempre usar o seu currículo como porta de entrada. Ele precisa estar muito bem escrito, com todas as suas habilidades e formações resumidas.

Não coloque foto, a não ser que o empregador peça por isso. No caso de currículos online, insira o máximo de palavras chave possível.

Isso ajuda a colocar você no topo de sites de buscas, o que facilita a visibilidade.

Não se esqueça de ser específico, de ir direto ao ponto, não escreva o nome do cargo que deseja, mas a sua profissão.

Caso a empresa peça o currículo por e-mail, agradeça a oportunidade e coloque-se à disposição para outras informações. Se você ainda for dono daquele e-mail criado na pré-adolescência, esqueça.

Faça um e-mail novo com o seu nome e sobrenome, sem apelidos, para parecer mais profissional.

Plataformas para cadastrar o currículo

Se você quer ingressar na área e não sabe por onde começar pode aproveitar plataformas de anúncios online para procurar uma oportunidade.

Dois exemplos são os sites Trabalha Brasil e Indeed.

Ambos possuem uma quantidade enorme de ofertas de trabalho de empresas cadastradas e milhões de usuários procurando uma vaga.

Basta inserir na barra de busca de cada plataforma o nome do cargo, no caso, “assistente administrativo”. Depois, é só escolher o anúncio desejado (é como se fosse uma espécie de classificados dos jornais impressos) e aguardar a análise do currículo.

Você vai preencher um cadastro com o seu currículo e a própria plataforma te coloca em contato com o anunciante.