Sabia que passageiro pode ser banido da Uber?

A Uber anunciou recentemente que vai começar a impedir passageiros que possuem notas baixas de usar o serviço nos EUA. Essa mudança está causando repercussão por lá, porém, aqui no Brasil essa regra já está valendo a quase um ano.

Esse bloqueio de passageiros aqui no Brasil passou a ser levado a sério realmente a partir de junho de 2018. Esse regulamento começou a valer antecipadamente no Brasil, porém essa novidade só ficou conhecida depois do anúncio ofical da Empresa.

Sabia que passageiro pode ser banido da Uber
Sabia que passageiro pode ser banido da Uber

Como funciona o bloqueio de passageiros da Uber?

Assim como os passageiros podem atribuir notas aos motoristas, os condutores também são responsáveis pela avaliação dos usuários que utilizam o serviço Uber.

Existe uma nota de corte pra isso. No momento em que o passageiro atinge essa nota, a Uber imediatamente impossibilita o usuário de continuar utilizando seus serviços.

A partir do anúncio oficial os passageiros começarão a receber dicas valiosas sobre como melhorar suas classificações. Ser mais educado, evitar largar lixo para trás e evitar forçar os motoristas a exceder a velocidade.

Os usuários da empresa terão muitas possibilidades para subir sua classificação a fim de evitar seu bloqueio. Posteriormente podem perder seu acesso ao serviço de transporte da Uber.

A nota de corte da Uber nos Estados Unidos ainda não foi divulgada. Aqui no Brasil entretanto, os passageiros já estão começando a receber avisos em seus aplicativos. Se você já andou sendo mal criado durante uma viagem da Uber pode ter recebido uma. Se sua classificação ficar abaixo de 4 estrelas já era. Pode dar adeus ao serviço da Uber.

Saiba mais sobre uma associação que existe para defender motoristas de aplicativos https://www.ampab.com.br/

Como faço para saber a minha nota na Uber?

Primeiramente abra seu aplicativo da Uber e observe que existem 3 linhas que se localizam no canto esquerdo superior de sua tela.

Selecione o símbolo e abrirá uma nova tela pra você. A sua nota irá aparecer em baixo de seu nome.

De acordo com a própria Uber alguns tipos de comportamento podem aumentar ou diminuir sua nota de corte. É sempre bom lembrar que, o respeito é primordial para um bom relacionamento durante a viagem.

Conheça algumas recomendações que foram divulgadas pela Empresa:

  • Danificar qualquer bem seja do motorista ou outros usuários
  • Qualquer tipo de contato físico com o motorista que possa ser caracterizado como assédio.
  • Usar linguagem obscena ou inapropriada durante a viagem
  • Fazer contatos indesejados com o motorista após a viagem como ligar no telefone uber ou enviar mensagens
  • Violar as leis vigentes do país durante a viagem como por exemplo transportar drogas ou materiais ilícitos.

Conclusão

O respeito é primordial em qualquer relação comercial mesmo que seja durante uma corrida de 10 minutos.

Assim como o motorista da Uber precisa agir dentro das regras da empresa, o usuário também precisa agir dentro de uma conduta moral para garantir seus direitos de cidadão e cliente acima de tudo.

Não podemos negar que se trata de uma medida polêmica mas se chegou a esse ponto, é porque existem indícios e fatos que comprovem a necessidade de tal providência.

Gostou do artigo? Tomara que sim! Contudo se quiser saber mais, visite nossa sessão de Tecnologia para se manter informado. Até o próximo!