Títulos Pós-Fixados Tesouro IPCA+ – Como Investir

Você sabe quais são os benefícios dos Títulos Pós-Fixados Tesouro IPCA+? Conforme já havíamos falado anteriormente, vamos frisar. Os títulos públicos são divididos em duas categorias: Os Prefixados e os Pós-fixados. Conforme falamos anteriormente sobre os títulos prefixados, eles têm seus benefícios e algumas outras informações valiosas para os investidores.

Nesse artigo vamos dar foco aos Títulos Pós-Fixados. Além das informações acima, os Pós-Fixados ainda se subdividem em mais dois tipos. Em primeiro lugar, o Tesouro Selic, que também já destrinchamos em matéria anterior. E, em segundo lugar, o Tesouro IPCA+. Esse último ainda pode ser COM ou SEM Juros Semestrais. Vamos explicar tudo sobre ele. Acompanhe aqui!

Destacar os Títulos Pós-Fixados Tesouro IPCA+
Os Títulos Pós-Fixados Tesouro IPCA+ garantem o aumento do poder de compra do seu dinheiro.

Se essa linguagem está muito complicada para você, não se preocupe. Pois se quiser entender tudo, desde o início, vale a pena ver nossa matéria sobre o primeiro contato com o Tesouro Direto. Lá você vai poder dar os passos iniciais e compreender melhor esse mundo do investimento através do Tesouro Nacional Brasileiro.

Títulos Públicos Pós-Fixados

Os pós-fixados recebem essa denominação porque os seus retornos mudam conforme o comportamento de variáveis da economia. Por exemplo, a taxa básica de juros, conhecida como Taxa Selic e a tão famosa inflação que está diretamente ligada ao Tesouro IPCA+, alvo desta matéria.

Títulos Pós-Fixados Tesouro IPCA+

Quando você opta por investir no Tesouro IPCA+, você escolhe proteção conta a inflação. Isso porque o valor que é investido é corrigido pela inflação acumulada durante o período de investimento, medida pelo índice de preços ao consumidor amplo IPCA. Além disso, a garantia de aumento do poder de compra do seu dinheiro, uma vez que esse tipo de investimento também assegura uma taxa de rentabilidade fixa acima da inflação.

Essa taxa fixa acima da inflação é a taxa de rentabilidade real que você contrata no momento do investimento. Compondo essa taxa real, previamente conhecida, com o IPCA do período, você obterá uma boa aproximação da rentabilidade nominal anual do seu investimento.

Por isso, a rentabilidade final oferecida pelo tesouro IPCA+ é pós-fixada, já que não é possível definir, no memento da aplicação, qual será o nível de inflação do futuro.

Implicações da Rentabilidade Contratada

A rentabilidade que você contrata no momento da aplicação, só é garantida se você mantiver o seu título até vencimento. Isso ocorre porque os preços dos títulos oscilam ao longo do tempo, devido a uma série de fatores. Por exemplo, as expectativas quanto ao comportamento das taxas de juros da economia, o prazo de vencimento do título e o nível de procura por ele.

Títulos Pós-Fixados Tesouro IPCA+
Procure conciliar a data de vencimento do título com o prazo desejado para o investimento.

No caso do tesouro IPCA+, o mais constante, o seu preço sobe quanto a sua taxa de juros real cai. Por outro lado, o seu valor diminui quando a sua taxa real aumenta. Essa precificação contínua é chamada de marcação a mercado e representa o valor do título em cada momento.

Assim, caso você opte por resgatar o seu investimento antecipadamente, o Tesouro Nacional garante a recompra dos seus títulos pelos seu valor de mercado. Esse valor pode proporcionar uma rentabilidade maior ou menor do que a contratada no momento do investimento.

Títulos Pós-Fixados Tesouro IPCA+ Remunerados

  1. Tesouro IPCA+
  2. Tesouro IPCA+ COM Juros Semestrais

A diferença é que com o primeiro, conforme bem explicado acima, você recebe todos os seus rendimentos no vencimento do título.

Já com o segundo, você recebe a cada 6 (seis) meses parte do seus rendimentos. Devido ao fato de haver cobrança de Imposto de Renda sobre cada recebimento desses rendimentos semestrais, segundo uma tabela regressiva de alíquota, esse tipo de título é recomendado para quem precisa de rendimentos periódicos, para fazer frente às suas necessidades financeiras.

Tesouro Direto Títulos Pós-fixados
Os pagamentos semestrais, nesse caso, representam uma antecipação da rentabilidade contratada.

Se esse não é o seu caso, pode ser mais interessante que você opte por títulos que pagam toda a sua remuneração somente no vencimento. Postergando o desconto do Imposto de Renda. Isso permite que seu dinheiro permaneça integralmente investido de forma a gerar um maior retorno líquido ao final da aplicação.

Os títulos remunerados pelo IPCA são indicados para aqueles que desejam fazer poupança de médio e longo prazo. Como planejamento para aposentadoria ou uma poupança para faculdade dos filhos, protegendo-se sempre da inflação.

Para entender cada título com mais detalhes, acesse o site oficial do Tesouro Nacional. Por fim, clique na aba dos títulos pós-fixados, onde você encontra um quadro resumo com as principais características de cada título.