Aprenda a tirar manchas do tapete sem ter dor de cabeça

Quando a gente começa a arrumar a nossa casa, uma das tarefas é limpar os tapetes. Eles são itens de decoração que absorvem sujeira com muita facilidade, principalmente por ficarem no chão e serem pisados por todo mundo que visita a sua casa.

Por isso, é importante sempre ficar atento à manutenção e higienização. Saiba que essa não é – ou pelo menos não deveria ser – uma ação difícil. Pensando na melhor forma de ajudar a limpar tapetes, temos aqui algumas dicas caseiras para limpar o tapete.

Aprenda a tirar manchas do tapete sem ter dor de cabeça

O manual é simples e com ele é possível dar um jeito na sujeira de uma forma bem prática, sem agredir o produto. Vamos lá?

1 – Machas Alcoólicas

Para tirar manchas de bebidas alcoólicas é simples: pegue um recipiente e misture um copo de vinagre com 2 medidas de água fria.

Feito isso, pulverize sobre a sujeira. Pode ser até um borrifador de água, caso fique com medo de estragar o tapete. Use papel toalha para retirar o excesso.

2 – Manchas de Óleo   

Se o seu tapete ficou sujo por causa de óleo, aí a receitinha é outra. Abuse de creme de barbear.

Às vezes esse produto de perfumaria está encostado dentro do banheiro de casa e você agora achou nova serventia para ele.

Aplique o creme de barbear em cima da mancha e espere secar. Depois passe um pano úmido para limpar completamente.

3 – Manchas de Esmalte

Você estava fazendo a unha e deixou cair esmalte? A solução é a acetona.

Nada mais justo, não é mesmo? Para fazer esse procedimento, use um pano mergulhado no produto.

Faça um teste antes na parte de trás do tapete porque a acetona quando cai em grande quantidade em algum tecido costuma desbotá-lo.

Ah, e o que também dá dor de cabeça quando cai em algum lugar é tinta de cabelo.

Com uma colher de detergente, uma de vinagre branco e dois copos de água morna você consegue se livrar das manchas provocadas por ela.

Esfregue essa solução na mancha com uma esponja ou um pano molhado e depois esfregue de novo com um pano seco.

4 – Manchas de Sangue

Para remover sangue existem duas maneiras. Se ele ainda estiver úmido, limpe apenas com água fria. Se estiver seco, coloque água fria e pó amaciante de carnes em partes iguais e cubra a superfície onde está o sangue por cerca de trinta minutos.

Repita o processo caso não resolva. Depois limpe com uma esponja molhada.

5 – E o chiclete?

Quando chiclete cai é triste. Para que a goma de mascar desgrude dos fios do tapete é necessário deixa-la dura.

Você vai precisar de um cubo de gelo para isso e depois de uma faca para fazer a raspagem. Com certeza ela sairá inteira do tapete.