Aprenda a técnica que ajuda a transformar seguidores na internet em clientes

A internet traz muitos benefícios e a cada dia que passa é mais recorrente o aparecimento de influenciadores digitais e produtores de conteúdo.

Esses dois grupos incentivaram o crescimento da importância de dados de medição que, na década de noventa, quase nem se quer eram falados como: quantidade de seguidores, curtidas e até o engajamento ao considerar o sucesso de um perfil.

Olhando os números esse aumento fica claro, mas nem tudo se resume a eles. Aqueles que aproveitam a popularidade nas redes sociais para ter um negócio de vendas online têm que ficar de olho em uma série de coisas relacionadas à comunicação.

O que fazer?

É necessário saber investir em um conteúdo que consiga transformar seguidores em potenciais clientes.

Tem uma técnica usada para isso que se chama Copywriting. A especialista em marketing digital Simone Siqueira falou com a gente sobre isso e deu algumas dicas para se destacar em vendas nesse universo online.

É importante conhecer os poderes de uma mensagem construída estrategicamente, que pode ser aplicada em uma plataforma como o Instagram.

Aquelas práticas publicitárias mais antigas já não servem mais para quem quer crescer o lucro na internet. A especialista diz que as estratégias daquela época não trazem tantos resultados como antes.

Mudança de comportamento

“A mensagem precisa ser clara para que seus seguidores possam compreender o que é vendido e se o produto ou o serviço é ideal para solucionar os problemas deles. Quando o conteúdo não é claro, o consumidor não se conecta, confunde-se e, consequentemente, não compra”.

“Alguns pontos que devem ser levados em consideração ao produzir um material são: postura, local ou contexto, cenário, vestimenta, vocabulário escolhido e clareza de ideias”, afirma Simone Siqueira.

É por isso que ter muitos seguidores no Instagram, por exemplo, não implica necessariamente em uma possibilidade grande de venda.

“Quando se fala em vender nas redes sociais, nem sempre ter milhares de seguidores é o essencial. Uma prova disso são algumas pessoas com um grande número de seguidores que não conseguem ter um negócio online”.

“Isso se deve, muitas vezes, a não compreensão do modelo do próprio negócio, o que leva a uma comunicação falha”.

O perfil do negócio

De acordo com a especialista em marketing digital, a interação de quem segue com os perfis do negócio nas redes tem que ser levada em consideração. Aqui o que manda é o tipo de engajamento desejado, que deve ser milimetricamente pensado.

A venda é o nível mais alto do engajamento e não aquele cliente que curte os posts ou faz comentários. Mas como chegar até a venda?

A transformação do seguir em comprar fica por conta de uma combinação de fatores.

A combinação dos fatores

São eles: necessidade, urgência e confiança. Cada uma dessas palavras tem uma força dentro da construção de uma mensagem. Todas devem ser sempre constantes e consistentes.

A necessidade refere-se à quando os seguidores ainda não sabem que têm a necessidade do seu produto. É como se eles estivessem no zero, sabendo zero, do que precisam, do que você oferece e de quem é você também.

A urgência ocorre quando as pessoas já sabem sobre o seu negócio e querem resolver o problema delas o mais rápido possível. Aí pensam “preciso disso”.

A confiança é ponto chave.

É exatamente aqui que a conexão tem que existir. Os seus seguidores já entendem a necessidade e a urgência daquilo que você lhes oferece, mas ainda não confiam em você. Se eles não confiam, entramos em um entrave porque a venda não acontece.