Surfista Brasileira vira boneca Barbie

A Barbie, boneca mais famosa do mundo, está fazendo mais um aniversário. A bonequinha, sem rugas, já completa 60 anos em 2019.

E, em comemoração ao seu sexagenário, a Mattel, dona da Barbie, está lançando uma série com várias profissões, nacionalidades, culturas e personalidades diferentes.

A cara mais nova da boneca é Maya Gabeira, musa surfista brasileira.

A musa é a primeira brasileira a ser representada em uma coleção de bonecas Barbie.

Sobre a Musa Brasileira

Maya, surfista profissional, tem 32 anos e é reconhecida mundialmente pelos seus feitos nos mares. Ela é especialista em pegar ondas gigantes, feito que muito marmanjo não tem coragem!

Maya é conhecida pela perspicácia e persistência no mar. A atleta já sofreu alguns acidentes, mas nunca desistiu do seu dom.

Alguns de seus feitos são:

Já ganhou 5 vezes o “Óscar das ondas grandes”, que é um prêmio dado aos melhores surfistas de ondas gigantes do mundo. Foi a primeira surfista a encarar o Mar do Alasca.

Maya treina apneia e consegue ficar 4 minutos sem respirar embaixo da água, feito que ajuda a atleta a manter o rendimento dentro da água.

A atleta está no livro dos recordes por surfar a maior onda do mundo entre as mulheres. Feito que ela obteve em Portugal em 2018. A onda que ela surfou tinha “apenas” 20 metros de altura.

Maya quase veio a óbito em 2013, ao tentar surfar uma onda gigante no mesmo local do seu recorde. A musa teve que passar por técnicas de ressuscitação.

Homenagem à Brasileira

A homenagem demonstra o poder e a coragem da mulher em poder fazer o que quiser e quando quiser.

A linha de bonecas se chama “Mulheres Inspiradoras” e faz parte de uma nova tendência que a Mattel tem adotado. Essa tendência se dá pela tentativa de representar a maior diversidade possível de mulheres.

Algumas Barbies que já foram lançadas nessa coleção são:

  • Barbie esgrimista, representada pela atleta Ibtihaj Muhammad.
  • Barbie bailarina, representada pela dançarina Misty Coperland.
  • Barbie Ava DuVernay, de um movimento sobre cineastas
  • Barbie ativista, representada por Ashley Graham
  • Barbie Cheff, representada pela chef Helene Darroze

Além disso, Barbies com corpos diferentes, com deficiência física, com diferentes tons de pele também englobam os novos tipos de Boneca da empresa.

Campanha da Mattel

A campanha pode ser uma resposta da Mattel por receber muitas críticas constantes por sempre reproduzir uma mesma boneca com um corpo acentuado, cabelo liso e o mesmo tom da pele.

Frente às questões que nos deparamos hoje em dia, aumentar a representatividade das bonecas com a diversidade é um dos caminhos para sanar as questões de desigualdade e falta de direitos para mulheres das mais diferentes etnias e culturas.

Infelizmente, a Barbie Maya Gabeira não estará disponível para vendas.

Add Comment