Saiba como solicitar remédios na Farmácia Popular

Pensando em ​toda a população brasileira, mas com foco principal naquelas pessoas que possuem dificuldades financeiras para conseguir tratamentos de saúde por conta do alto custo de medicamentos foi criado o programa Farmácia Popular.

O programa tem como objeto facilitar a aquisição de remédios avaliados como primordiais ao tratamento de doenças com mais incidências no Brasil e deve ser feito por meio da transição de verba do Ministério da Saúde aos estabelecimentos farmacêuticos credenciados.

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Trata-se de uma oportunidade para quem precisa de medicamentos de uso contínuo e tem gastos muito altos. O programa contribui para que essas pessoas possam adquirir uma melhor qualidade de vida. 

Fonte: reprodução/internet

Saiba mais sobre o programa Farmácia Popular e aprenda a ter acesso a medicamentos com um super desconto. 

Como utilizar o programa

Para poder se beneficiar do programa, o indivíduo precisa ir a uma farmácia certificada, munido de documento com foto (que pode ser o RG ou a CNH) e CPF. Isso além da receita médica, que precisa obrigatoriamente estar dentro do prazo de validade tanto do SUS (Sistema Único de Saúde) quanto dos receituários particulares.

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Para se ter uma ideia do prazo, saiba que o período máximo para anticoncepcionais são 365 dias. Para os medicamentos restantes ou fraldas geriátricas, 180 dias. Depois de fazer a venda, 2 cupons devem ser dados ao consumidor, o Fiscal e o Vinculado. Este segundo, precisa ser assinado pelo próprio usuário, que também precisa informar o endereço.

Por fim, serão geradas 2 vias, uma para o paciente e a outra ao estabelecimento. É importante que as informações contidas no Cupom Vinculado sejam conferidas antes de assinada, isso acarreta em um controle para conseguir novos remédios.

Sobre a receita médica

A receita original não deverá ficar na farmácia, por isso, ela deverá fazer uma cópia para guardar junto aos cupons.

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Para que a receita seja aprovada pelo estabelecimento credenciado, ela precisará apresentar o carimbo e assinatura do médico, endereço da instituição de saúde, data da prescrição, nome e onde mora o paciente.

Como cadastrar uma farmácia

Para que uma farmácia consiga se tornar popular, deve seguir um cronograma. O primeiro passo é fazer o cadastramento em uma época estabelecida pelo Ministério da Saúde. Deve ser efetuado por meio de um endereço eletrônico recebido por e-mail, no qual deverá ser sido informado no pré-cadastro.​

Com o final do cadastro, a Caixa enviará um e-mail com a relação de quais documentos ainda precisam ser levados para ela em até 30 dias. Caso o interessado queira acompanhar o desdobramento do processo no Ministério da Saúde, basta solicitar à agência o acesso ao SIFAP (Sistema de Farmácia Popular) pelo NIS (Número de Identificação Social), que está ligado ao CNPJ da empresa e da senha cadastrada.

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Fonte: reprodução/internet

Passados os 30 dias, após a validação do cadastro e a assinatura do Requerimento e Termo de Adesão (RTA) na agência da Caixa forem concluídos, será enviada uma mensagem, naquele mesmo e-mail solicitando que faça o envio da documentação ao Ministério da Saúde.

Com o cadastro aprovado

O Ministério da Saúde fará uma apreciação e se for aprovado, terá seu credenciamento divulgado no Diário Oficial da União e dono do estabelecimento receberá uma mensagem eletrônica com e a confirmação.

Onde encontrar uma Farmácia Popular

Para saber qual a farmácia popular mais perto da sua casa e qual a lista de remédios que são oferecidos, clique aqui. O Governo Federal disponibiliza essas informações em um site oficial.