5 características para ser líder no mundo globalizado

Publicidade

Gerir pessoas no mundo globalizado, segundo empresas especialistas de RH, não se trata apenas de seguir cartilhas práticas, técnicas ou apenas uma “receita de bolo”, mas exige da pessoa envolvida, certas competências que devem ser percebidas e desenvolvidas com determinada maestria. Dessa forma, o desafio de ser líder no mundo globalizado passa por várias áreas de conhecimento, e também por manter comportamentos pessoais o mais próximo possível dos objetivos dos negócios.

Ser líder no mundo globalizado
Como ser líder em um mundo globalizado

Já é mais que certo, conforme grande parte dos especialistas em gestão, que gerenciar pessoas é uma arte. E por ser arte, exige maleabilidade como fator primordial para ampliar seus resultados estratégicos.

Publicidade

Estabelecer critérios para melhorar as formas de comunicação com os subordinados também pode ser considerado valores de grande relevância para as pessoas que trabalham na esfera gerencial.

Conforme grandes trabalhos de pesquisas envolvendo as principais características de grandes líderes e gestores do mercado brasileiro, seguem 05 características que podem fazer um diferencial em sua carreira, são elas:

Comunicação

Segundo pessoas da área operacional, uma das grandes dificuldades de saber o que o gerente ou administrador deseja, é entender o que realmente a gerência deseja, ou seja, aqui se descobre que um bom gerente precisa ter o dom de se comunicar.

Ouvir

Uma das grandes dádivas de um bom gerente é possuir a habilidade de ouvir seus subordinados. De nada adianta apenas impor seus pensamentos e direcionamentos, em várias ocasiões a melhor saída está em ouvir sua equipe.

Publicidade

Influenciar

Seja influente! Um gerente ou administrador que não consegue influenciar sua equipe, não irá conseguir fazer com que todos mantenham um mesmo caminho a percorrer.

Cerque-se de talentos

Existem gerentes que não gostam de trabalhar com equipe que possuam pessoas talentosas, tendo em vista que muitos gestores se sentem “ameaçados” em trabalhar com colaboradores competentes. Isso de fato, é um erro estratégico! Trabalhar com pessoas inteligentes podem trazer resultados diferenciados.

Não seja arrogante e orgulhoso

Saber ser simples, carismático e o mais transparente possível, não sendo arrogante e orgulhoso, pode alavancar a visão que a equipe de trabalho possui em relação ao gerente ou administrador. Existem muitos casos, principalmente no mercado brasileiro, de pessoas que ocupam o cargo de gestão e que por isso tornam-se indivíduos que pensam que estão acima do bem e do mal.

Nessa perspectiva, o desafio de ser líder no mundo globalizado está em encontrar as mais diversas competências e características gerenciais, buscando estabelecer uma metodologia de trabalho que satisfaça as condições necessárias, para manter a equipe em sintonia com os objetivos do negócio. As 05 características apresentadas acima, servem apenas como forma demonstrativa, o assunto é amplo e merece atenção e pesquisa por parte das pessoas que trabalham ou desejam trabalhar na área gerencial.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente Post!
    Para ser um bom líder, é necessário ter interação com a sua equipe, além do mais, precisa ter humildade para colocar-se dentro da equipe e saber ouvir e criticar, expressar ideias e planejamentos, para, então, poder observar onde encaixar tarefas subordinadas a cada um. Parabéns pelo post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here