Sapatos: Qual a altura ideal de salto?

Publicidade

Sapatos feminino

Usar sapatos de salto alto, é uma das opções femininas mais aprovadas e bem aceitas, tanto faz se o calçado é uma sandália, uma bota ou um outro tipo de sapato fechado.

Logo que os sapatos de salto alto foram introduzidos na sociedade, percebeu-se que proporcionavam elegância, isso por que, é preciso equilíbrio para andar sobre eles, coisa que com o tempo de uso acontece naturalmente.

Publicidade

Altura do salto

Pode-se dizer que em geral, nós mulheres, desde a adolescência, apreciamos os saltos, aos poucos vamos subindo na altura, não é uma competição para ver quem usa o maior salto ou simplesmente para se ter a idéia de que se está mais alta, não é tão simples assim, se fosse, as modelos de passarela, digo; as profissionais, que são sempre bem altas em toda a parte do mundo, dispensariam o salto, uma vez que a altura por si só já bastaria. Também não é como uma competição na qual ganha quem usar o salto mais alto, é apenas uma questão de estilo.

Usar salto alto faz mal à saúde? Qual a altura ideal?

Primeiro, vamos pensar no conforto, um bom calçado não pode apertar o pé, um calçado inapropriado para o tamanho ou largura do pé, com o tempo de uso pode causar deformações, lembrem-se que os pés são constituídos por muitos ossinhos pequenos e cartilagem, vamos evitar nomeclaturas.

Quem já não comprou um lindo sapato para uma festa e no evento tão esperado só pensava em sair dali para joga-lo fora? Qual mulher nunca comprou uma sandália que ficou louca ao ver na vitrine, mesmo estando sem dinheiro parcelou no cartão e depois ao usar, teve a sensação das tiras esmagarem os dedinhos? Tortura? Nem pensar em tal coisa, é mesmo para estar bonita, elegante e charmosa.

Segundo os médicos ortopedistas, o salto muito alto, tende a prejudicar a coluna e, usar sapatos de salto alto o dia inteiro, principalmente para quem passa muitas horas de pé, pode favorecer ou acelerar o aparecimento de varizes. Por isso, a altura do salto ideal recomendado é de 04 centímetros. Achou pouco?

Publicidade

Também não é por isso que se deva exagerar e usar só as sandálias tipo rasteirinhas, elas podem parecer ideal mas ficar totalmente sem salto não é a melhor saída, o meio termo é o caminho mais indicado.

No dia-a-dia, essa altura é bem cômoda para o trabalho, ainda mais que em quase todas as ruas tem buracos e não são padronizadas na mesma altura. Essa medida evita acidentes como uma virada de pé mais perigosa e auxilia no equílibrio.

Outra dica é dar preferência pelas sandálias tipo anabela, onde a plataforma faz com que praticamente não se sinta o salto pois ele acompanha a parte dianteira dos pés.

Essas informações não significam que devemos aposentar os nossos saltos, são dicas para maior conforto e segurança com vistas na saúde que devemos priorizar. No mundo corporativo de trabalho, que são horas em cima do salto e mesmo que sentada, são horas de vai e vem de um departamento para o outro, minimizar os danos é uma medida inteligente.

No mais, salto alto, médio ou baixo, que bom que existem, então vamos usa-los.

 

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here