Saiba como proteger seu e-mail no trabalho

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo da Revista Dicazine.

Mesmo com a popularização das redes sociais com mecanismos de mensagens instantâneas, como o próprio Facebook, por exemplo, o e-mail exerce um importante papel no que diz respeito aos meios de comunicação na internet. Especialmente se tratando de usuários corporativos, a ferramenta ainda é a principal forma para agilizar negociações no ambiente de trabalho.

Para um grande número de pessoas, portanto, o e-mail é a alternativa ideal para o envio de arquivos, contato com colegas profissionais e, até mesmo, conversas com amigos e familiares. A opção, porém, é alvo constante de ataques virtuais, destacando entre elas, o phishing.

Para alerta dos internautas, o phishing é uma das ameaças online mais frequentes entre usuários de e-mails – sejam eles pessoais ou corporativos. O perigo consiste no uso de links maliciosos que tentam induzir o acesso a páginas fraudulentas. Esses links, por sua vez, agem como verdadeiras iscas que redirecionam o usuário a sites falsos, mensagens de spam, vírus, cavalos de tróia e, até mesmo, golpes capazes de roubar dados pessoais e financeiros.

Cuidados capazes de garantir a sua segurança

Sem dúvida, os maiores perigos envolvendo o uso do e-mail são as tentativas de phishing e os anexos maliciosos. Ambas as ameaças são capazes de trazer inúmeras dores de cabeça para o usuário, podendo ocasionar problemas como: invasão de privacidade, roubo de senhas, envio de spam, falhas no sistema da máquina, instalação de arquivos espiões, entre outros perigos.

Como padrão, a técnica do phishing pode se apresentar sob diferentes formas, exigindo uma série de medidas de segurança na internet por parte dos usuários. Entre elas, conhecer as principais iscas utilizadas pelos cibercriminosos é um ponto importante.

São elas:

– Mensagens com links maliciosos sugerindo que o usuário clique para visualizar fotos de festas, de catástrofes, acidentes, pessoas famosas, nudez, imagens engraçadas, entre outros motivos apelativos;

– E-mails enviados, aparentemente, por instituições bancárias e sites de cobrança, informando que o usuário está com o nome sujo, com dívidas, sendo procurado pela justiça ou, até mesmo, recebendo ofertas de cartões e benefícios especiais;

– Sorteios e premiações das quais o usuário sequer lembra-se de ter participado. Promoções irrecusáveis com preços e condições de pagamento fora do normal ou com prazos estourando também entram nesse quesito, sinalizando verdadeiras iscas mal intencionadas.

O segredo para quem deseja ficar livre de todas essas ameaças, portanto, pode estar escondido na combinação de bom senso, aliado ao uso de um bom software de proteção. Isso porque, de nada adianta recorrer ao melhor melhor antivírus pago do mercado, se o usuário não souber usar o serviço de e-mail com cautela.

Pensando nisso, é sempre válido ficar atento aos novos recursos oferecidos pelo próprio mecanismo de e-mail utilizado, ativando opções adicionais de segurança, vigilância e proteção. Por sorte, grande parte dos mensageiros instantâneos já dispõem de recursos internos visando impedir a contaminação de seus usuários, como, por exemplo: sistemas de antivírus, antispam, antispyware, sinalizadores de mensagens indesejadas, entre outras funcionalidades.

Dicas para deixar seu e-mail mais seguro

Para facilitar o trabalho do usuário em permanecer longe de ameaças, comumente encontradas nos e-mails, separamos algumas dicas capazes de deixar o seu acesso ainda mais seguro. Além de seguir as recomendações apresentadas, porém, é válido ressaltar, novamente, a importância de usar a internet com cautela, sempre prestando atenção nas atividades online realizadas.

Para assegurar a proteção de seu e-mail, especialmente o e-mail de trabalho, portanto:

– Reforce a sua senha. Tenha a certeza de que a combinação utilizada é segura e não escolha senhas conhecidas ou, até mesmo, que podem ser facilmente descobertas. De preferência, utilize combinações variando entre números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas.

Além disso, use senhas diferentes para sites diferentes, ou seja, jamais escolha a mesma senha para redes sociais, e-mail pessoal, e-mail de trabalho, cadastros virtuais, entre outros;

– Desmarque opções de “entrar automaticamente”. Especialmente em computadores públicos ou utilizados somente no trabalho, deixar seus dados guardados pode ser uma prática de risco. Para garantir sua segurança e evitar que algum desconhecido acesse seus e-mails sem a sua autorização, portanto, sempre faça o login de modo manual;

– Tenha cuidado redobrado com o download de anexos. Antes de clicar em arquivos enviados por e-mail, certifique-se de que se trata de um conteúdo confiável, preferencialmente, enviado por pessoas conhecidas.

Caso contrário, confira com o destinatário sobre a procedência do anexo e, na dúvida, não clique. Outro cuidado, nesse sentido, é verificar o arquivo baixado com o auxílio do software antivírus, antes de executá-lo em sua máquina;

– Mais uma vez, a recomendação é: fuja de golpes de phishing e não abra mão do bom senso para diferenciar links reais de links maliciosos.

E-mails com URLs inusitadas, ou ainda, mensagens de ofertas irrecusáveis, com redirecionamento para álbuns de fotos e resultados de sorteios desconhecidos, por exemplo, normalmente tendem a ser táticas de cibercriminosos. A regra é ficar atento e não abrir mão da cautela e atenção.


Colunista
A Bitdefender é a criadora de uma das mais eficazes linhas de software de segurança para a internet. Desde 2001, a empresa tem sido pioneira na indústria, introduzindo e desenvolvendo proteções premiadas. Hoje, a tecnologia Bitdefender protege a atividade digital de cerca de 400 milhões de usuários domésticos e corporativos por todo o globo.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine