Saiba Como Fazer Bolo Simples de Batata

Sem tempo para fazer comida boa

bolo de batata
Foto: Reprodução

 

Se você gosta de uma comidinha rápida e fácil de fazer, essa receita é uma ótima dica e dispensa habilidades de forno e fogão e além de ser uma refeição completa, ou seja; um prato só, é muito gostoso e bom para quem precisa improvisar quando chega àquela visita sem antes avisar. Ou mesmo para impressionar o namorado (a) mostrando seus dotes culinários.

Atenção: Após a receita principal, não deixe de ler as dicas complementares, pois contribuirá com o preparo.

 

Vamos à receita

Amasse 2 dentes de alho médio, pique uma cebola média, corte meio molho de salsinha e pique dois tomates pequenos ou um grande. Pegue meio quilo de carne moída e tempere com alho e sal a gosto.

Coloque a cebola em uma panela, adicione um pouco de óleo de soja (uma colher de chá) e aguarde a cebola dourar um pouco sem deixar queimar. Em seguida coloque a carne na panela, abra um pouco com o garfo, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar.

A princípio não precisa colocar água, pois a carne irá sorar um pouco.

 

Prepare a batata

bolobatata2
Foto: Reprodução

 

Enquanto isso pegue 1 kg e meio de batata inglesa, separe as de casca fina. Ponha dentro de uma bacia da cozinha, cubra com água e coloque algumas gotas de vinagre. Lave e enxágue bem. Depois coloque para cozinhar em uma panela grande com água e um pouco de sal – lembre-se de que a carne também contém sal, por isso não abuse -. Leve ao fogo alto para cozinhar com casca e tudo.

 

Preparando o recheio 

Verifique se a carne está cozinhando bem. Pegue o garfo e solte os enroladinhos da carne até ficar bem soltinha, coloque o tomate. Caso seja preciso, adicione um pouco de água, mas com atenção para não ficar com muito caldo. O ideal é ficar no ponto como se fosse rechear pastel. Adicione a salsinha, prove se estiver no ponto e apague o fogo.

 

Fazendo a massa

batata bolo 3
Foto: Reprodução

 

Espete as batas com um garfo, se estiverem bem macias, apague o fogo, adicione uma colher de sobremesa de margarina e amasse até virar um purê.

Unte um tabuleiro médio com azeite extra virgem. Coloque metade do purê na assadeira e com uma espátula ou colher de pau, cubra todo o tabuleiro amassando bem. Em seguida coloque a carne moída e cubra com o restante do purê.

Bata duas gemas de ovo, espalhe sobre o bolo, polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

 

Pode ser servido com arroz branco e salada verde. 

 

Dicas complementares 

Para a carne ficar mais saborosa, use condimentos como ervas finas. O pacotinho é vendido nos supermercados e é barato.

 

As batatas podem ser descascadas, mas essa ação leva mais tempo, por isso é importante escolher batatas que tenham casca fina, por isso fica mais rápido.

Batata asterix precisa ser descascada, mas serve para fazer o bolo.

 

Antes de levar as batatas ao fogo, dê um corte pequeno em cada uma para o cozimento ser mais rápido e uniforme.

Pré-aqueça o forno na graduação de 180º.

 

Caso não tenha queijo ralado em casa, pode ser em fatias do seguinte modo: pique as fatias e espalhe sobre o bolo.

Bom Apetite!