Quais são os efeitos do chocolate no organismo?

Que chocolate é muito bom todo mundo sabe. É raro alguém negar-se a saboreá-lo. Mas você sabe o que acontece em seu organismo quando você como chocolate? Ele realmente vicia, engorda, faz bem para a saúde? O Babado fez uma pesquisa para você descobrir o que este doce maravilhoso causa dentro de você.

Muito já foi falado que o chocolate deixa a pessoa alegre. É por isso que é indicado para tratamento de TPM e drepressão. Isto porque o chocolate possui as vitaminas A, B, C, D e os minerais potássio, sódio, ferro e flúor. Por essa razão pode haver um aumento no nível de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. O aumento do nível do hormônio é eficaz para o combate à depressão e a ansiedade.

Já pensou que comer chocolate pode deixar a pele  mais bonita? Ao invés das espinhas, o efeito pode ser rejuvenecedor por causa da presença dos flavonóides, que são antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. A ingestão diária de chocolate auxilia no rejuvenescimento da pele pois os flavonóides combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Outro ponto positivo do chocolate é que ele ajuda a reparar pequenos problemas do coração. Assim como o cacau contém ácido oléico, o mesmo ácido está presente no azeite de oliva. O ácido faz bem ao organismo e representa cerca de 10% do valor calórico total da alimentação diária. Elas protegem as artérias, elevam o bom colesterol (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL).

Em sua composição o chocolate possui cafeína e teobromina, substâncias estimulantes que agem sobre o hipotálamo (glândula que controla o sistema nervoso central). A Teobramina existente no cacau oferece estímulos para o sistema neuromuscular, favorecendo as funções renais, cardíacas e alivia o cansaço intelectual.

Mas e o vício? Foi provado que não há nenhuma substância presente no chocolate que provoque diretamente o vício. O que faz a pessoa comer sem parar é a satisfação pessoal que o alimento causa. Mas atenção! O chocolate possui várias características que auxiliam nas funções do corpo humano, porém ele contém açúcar. O excesso de açúcar no sangue provoca uma série de problemas.

O indicado é comer um quadrado de uma barra de chocolate e de preverência chocolate meio amargo. Este contém mais cacau em sua composição e, portanto, possui mais flavonóides.

Chocolate é bom, então coma sem medos. Mas não se esqueça: coma com moderação!

One Response

  1. jaqueb.

Add Comment