Pronatec Inscrição Online – Como Fazer

Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Ele foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de dar não só aos estudantes, mas também aos trabalhadores brasileiros, a possibilidade de alcançar grandes oportunidades na vida profissional.

Criado em 2011, o Pronatec é, acima de tudo, uma ferramenta de acesso educacional. Além disso, visa expandir e democratizar o ingresso do público de baixa renda a uma educação técnica de qualidade. Oferecendo, por exemplo, cursos de educação profissional e tecnológica, inteiramente gratuitos.

O Pronatec ganha destaque nacional
Você pode consultar as vagas disponíveis nos cursos ofertados pelo Pronatec

Agora, se você está visando algo mais específico e se interessa pelo ramo da informática, fizemos uma matéria completa sobre uma possibilidade excelente de Curso Gratuito de Técnico em Informática no Senac.

Diferenciais do Pronatec

Em primeiro lugar o que mais tem atraído os estudantes que querem ingressar no mercado de trabalho ao programa, é o fato dele ter uma alto índice de empregabilidade. Ele concede velocidade a esse processo empregatício, que muitas vezes é moroso em nosso país.

Uma outra vantagem é que o programa não é oferecido exclusivamente presencialmente. Pelo contrário, uma grande demanda dos cursos gratuitos são oferecidos em forma de Ensino a Distância, conhecido como e-Pronatec.

Em terceiro lugar, mas não menos importante, é que a gama de cursos oferecidos pelo programa Pronatec é totalmente gratuita. Sendo assim, conta com parcerias das redes federais, estaduais, municipais de educação. Além disso, conta com o SENAI, o SENAC, o SENAR e o SENAT. Conta também com algumas instituições da rede privada.

Como Funciona

Com o crescimento gigantesco do programa, passou a ser necessária a criação de subdivisões, mais específicas, para ajudar a entender cada necessidade. Isso porque o objetivo é fazer com que todos os públicos que precisem, possam aderir engajadamente no programa. Evitando que as dificuldades, que já são muitas, aumentem mais ainda.

Pronatec EJA

Essa modalidade foi criada para dar uma oportunidade aos que não conseguiram concluir os estudos na idade apropriada. Ela é destinada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e são oferecidos cursos por meio da bolsa formação.

bolsa formação Pronatec gerencia o acesso às vagas gratuitas de educação profissional e de tecnológica, em instituições privadas. Isso ou para o ensino técnico ou para o ensino profissionalizante. A duração desse curso varia de acordo com a modalidade da bolsa. Mas podem ser desde 160 até 800 horas-aula de duração. São cursos bem completos.

e-Pronatec

Como foi dito anteriormente, essa forma foi criada para os alunos poderem estudar, acessando as plataformas digitais. Ou seja, com esse subprograma, eles terão muito mais flexibilidade de tempo durante os estudos e apresentações das avaliações.

Essa estratégia foi criada com o intuito de que tando os estudantes como os trabalhadores tenham acesso. Sejam, ou aos cursos técnicos, ou aos de qualificação profissional, na modalidade a distância. por meio de parceria com a rede e-Tec Brasil.

Rede e-Tec Brasil

A Rede e-Tec Brasil foi criada em 2011 pelo Ministério da Educação (Decreto n° 7.589) em substituição ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil. Segundo o Ministério da Educação, eles afirma o seguinte:

Sobre a Rede e-Tec Brasil, “Sua finalidade é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso à educação profissional pública e gratuita no País.”

Como fazer a inscrição

Diferente dos programas do governo federal anterior, que visavam o acesso ao ensino superior, a inscrição Pronatec não acontece em um período específico. Isso porque fica a cargo de cada instituição de ensino inscrita fazer a distribuição das vagas. Ou seja, cada instituição tem autonomia para decidir por seus próprios critérios de inscrição.

Entretanto, os interessados podem – e devem – consultar as vagas disponíveis em seu estado. Além disso, podem optar por receber alertas de notificação assim que houver vagas disponíveis. Para isso é preciso acessar o site oficial do Pronatec e fazer a sua inscrição online. Boa sorte!