Preocupação com Desemprego? Saiba Como se Prevenir

desemprego

Imagem reproduzida

Uma preocupação que há muito tempo não assombrava o brasileiro voltou com toda a força, a crise econômica. Infelizmente as notícias sobre uma possível recessão estão mexendo com as empresas que por conta disso, já começaram a reduzir mão de obra e, como se sabe, nesses tempos encontrara emprego formal fica mais difícil.

 

Tanto a indústria de linha branca como geladeiras, fogões e máquinas de lavar engrossaram o coro das montadoras automotivas e também o segmento da construção civil que era um dos ramos que mais estava empregando nos últimos anos.

 

A proposta desse texto não é apontar as falhas nem fomentar a crise, mas sim abordar meios para que o trabalhador não desanime nem desenvolva um quadro de ansiedade crônica, ao contrário, que perceba que mesmo nos momentos críticos há alternativas.

 

Profissões e emprego

 desemprego2

O ideal para o trabalhador (a) é ter emprego formal, aquele que assina a carteira CTPS e que lhe assegura os direitos trabalhistas, mas é preciso estar com a mente aberta para novos rumos, caso seja preciso.

 

O primeiro passo é se profissionalizar em algo que possa fazer como autônomo desenvolvendo a função partir de casa e que não exija grande investimento. Você pode começar pesquisando cursos gratuitos para artesanato, panificação, mecânica, elétrica, estética, entre outros.

 

Outra sugestão é, mesmo que você já domine uma área que possa atuar no regime autônomo, se não tiver certificado é bom se inscrever no curso para obter a certificação, pois a concorrência tende aumentar e com isso, é muito importante comprovar seus conhecimentos.

 

Como evitar o desemprego

 

Claro que não há uma receita básica para o empregado não ser dispensado, porém, muita gente é surpreendida quando o empregador convida para a sala de RH e anuncia a demissão. Nessa hora não tem jeito, já aconteceu, sem contar que para ser demitido (a) não significa que cometeu erros ou que é culpa de alguém, pode simplesmente ser contenção de despesas.

 

A orientação dos profissionais de Recursos Humanos é seguir a política interna da empresa, como por exemplo, se não pode usar redes sociais no horário de trabalho, respeite, a menos que seja necessário por alguma urgência. Não adianta pensar que ninguém está vendo. Outra coisa é tentar chegar no horário e evitar faltas. A questão de chegar no horário combinado com o trânsito caótico das principais cidades nem sempre é possível, mesmo assim saia de casa mais cedo para evitar um pouco. 

Dicas 

Não leve mau humor para o trabalho.

Respeite o chefe e os demais funcionários.

Cuidado com a linguagem evite palavras de baixo calão.

Não fique de bate papo pelos corredores nem bebendo cafezinho toda hora.

Não passe muito tempo no celular.

Não faça comentários dos colegas.

Seja gentil.

Seja pró-ativo (a).

Foque nos resultados.

 

Boa sorte!