Por que calças femininas têm bolsos tão pequenos?

Culturalmente falando, as mulheres sempre foram ligadas à moda. Hoje em dia, homens também são. Mas, as mulheres ainda possui a maior parte do interesse nesse assunto.

Porém, um item simples traz uma curiosidade que a maioria das pessoas nem reparam: trata-se dos bolsos pequenos, que estão em toda as calças femininas.

Por que calças femininas têm bolsos tão pequenos?

A grande curiosidade é que a explicação surgiu de uma história um pouco complicada. Isso porque os bolsos comuns e grandes até são bem uteis, afinal, podemos guardar carteira, relógios, enfim, itens pequenos.

Mas, e os pequenos bolsos? Para explicar a sua razão temos que ir até o século XVIII e entrar em uma questão sexista.

A história das mulheres e as calças

Há muito tempo, as mulheres costumam usar vestidos que não tinham os bolsos. Diferente dos homens, que podiam guardar acessórios nas suas calças.

Para isso, a saída era uma gambiarra envolvendo um saco por baixo do tecido (vestido) para poder guardar os pertences pessoais. Mas, para pegar algum item, a mulher tinha que ficar completamente nua.

Então, a criação não era tão geniosa assim, né.

As alternativas

Em 1700, passou a ficar na moda as pochetes, que eram utilizadas pelas mulheres como uma espécie de bolso, partindo daí para uma evolução, as fendas.

Com a fenda, um bolso ficava pendurado ao vestido, facilitando o acesso.

Um pouco mais a frente, começaram a surgir os jeans skinny. Com isso, os bolsos sumiram do mapa, isso já nos anos 1800. E, nessa época, os vestidos mudaram de modelos – eram mais bonitos, porém sem bolsos.

Foi então que surgiu as bolsas, item que ganhou cada vez mais espaço e dura até os dias atuais, sendo algo até obrigatório para as mulheres. Mas, no início elas eram bem pequenas e sempre de mãos.

Além de ser algo que mostrava um bom status financeiro.

A volta dos bolsos

Chegando ao final dos anos 1800, os bolsos voltaram com tudo, principalmente pelo fato de nos anos 1900 as mulheres passarem a utilizar mais as calças.

Apenas nos anos 70 é que o estilo boyish virou uma tendência, facilitando de fato o uso das calças nas mulheres, algo que antes não era bem visto.

Nos anos 90, muito por conta de Britney Spears, as calças justas com uma cintura baixa ficaram popularizadas e as mulheres passaram a usar ainda mais.

E o que isso tem a ver com o bolso pequeno?

Inicialmente, os bolsos pequenos foram criados para que as pessoas pudessem guardar os seus relógios de pulso, prendendo o mesmo na calça.

Ele era o quarto bolso e não o quinto, como nos dias de hoje, portanto, era bem mais utilizado.

O tempo foi passando, as calças receberam um bolso a mais, mas o pequeno seguiu ali, por uma questão de tradição mesmo dos cortes.

Hoje, uma dica para que ele possa ser útil é guardar chaves, moedas, brincos, enfim, qualquer acessório pequeno que caiba no seu bolso.