Por que artistas sertanejos aceitam mudar nome para ter sucesso?

Os cantores sertanejos estão em alta hoje em dia como nunca aconteceu antes. É, com certeza, um dos segmentos que mais crescem dentro da música brasileira e diversas duplas vem ganhando o mercado.

O resultado principal é o faturamento de milhões de reais com shows – que acontecem praticamente todos os dias. Mas, em busca do sucesso, muitos cantores têm que tomar estratégias diferenciadas.

Uma delas é o “batismo sertanejo”, que é uma mudança de nome, deixando de lado o nome que vem na certidão de nascimento e assumindo um nome artístico!

Irreverentemente, isso faz com que o público muitas vezes nem saiba o real nome do cantor, quando falamos no nome que a pessoa leva na certidão de nascimento.

Thaeme & Thiago; Gino & Geno; Fernando & Sorocaba; Alan & Alison; Hugo Pena & Gabriel; Teodoro & Sampaio… São apenas alguns dos exemplos de pessoas que adotaram mudanças de nomes para formar a dupla – e a partir daí obtiveram muito sucesso na carreira.

Mas você deve estar se pensando: “Por que isso acontece”?

Um dos motivos é a mudança da dupla. Muitas vezes, uma dupla surge e ganha o cenário nacional, empacando músicas de sucesso, álbuns e caindo no gosto do público.

Porém, por motivo de brigas ou até mesmo vontade de seguir a carreira solo, acabam colocando um fim na dupla.

Então, para que a dupla siga, o cantor que segue em busca de um novo companheiro mantém o nome da dupla e não importa o nome do novo parceiro, o da dupla permanece o mesmo!

Isso funciona muito bem como uma estratégia de mercado, afinal, os fãs já os conhecem com a nomenclatura que levavam.

Nome de batismo

O nome de batismo é o outro conceito porque os pais ou empresários pensam em anúncios que vão chamar a atenção e serem imponentes. Por isso, cria-se um nome que pode ser diferente.

Isso pode acontecer apenas por julgar ser mais fácil de casar com o público, sendo assim, mais fácil de cair no gosto popular também.

As mudanças de nomes atuais

É exatamente isso que aconteceu com Thaeme e Thiago. O Thiago, na verdade, se chama José Lazaro Servo, mas adotou o nome como estratégia.

Após 2 anos, “Thiago” deixou a dupla e Guilherme Bertoldo, do grupo Tradição, (o mesmo grupo que revelou Michel Teló) assumiu a identidade do novo Thiago, fazendo dupla com Thaeme até os dias atuais.

A dupla Thaeme e Thiago é da empresa de Fernando e Sorocaba, da FS Produções Artísticas. Por sinal, a dupla também já passou por esse processo.

Sorocaba não é de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, mas adotou o apelido como nome artístico. Ele na verdade se chama Fernando.

Na busca pelo seu parceiro, o “Fernando” Zoezanello apareceu e a dupla se tornou o sucesso que é nos dias atuais.

Temos outros cantores bem famosos, que os nomes passam longe de ser o convencional na mídia. Por exemplo, Tonico e Tinoco, que são João e José; Mirosmar, que é o famoso Zezé di Camargo; Emival, o querido Leonardo, entre muitos outros.

Uma dupla muito famosa e tradicional, Gino e Geno, que já estão no mercado há 48 anos e que decidiu se separar. Geraldo Alves dos Santos, conhecido como Gino, irá parar com a sua carreira.

Porém, Gino não. Mauro Avante irá assumir a identidade de Gino e juntamente com Geno seguirá com a dupla.

Add Comment