Polêmica: Cartaz contém sangue HIV- positivo. Quando as pessoas leem ficam instantaneamente tocadas.

Ter informações é verdadeiramente a cura para ignorância. É por isso que cada um destes cartazes vem com uma única gota de sangue seco.

Não tem tempo para assistir o vídeo completo? Aqui está um pequeno resumo:

Eles não estão apenas vivendo com HIV. Eles também estão vivendo com o estigma do HIV.

cartaz1

Foto: Reprodução

Segundo a Organização Mundial de Saúde, no final de 2013 perto de 35 milhões de pessoas estavam vivendo com HIV / AIDS em todo o mundo. Felizmente, muitos avanços médicos agora permitem que as pessoas com o vírus possam viver uma vida normal e feliz. Mas ainda há toneladas de pessoas que estão confusos sobre como o vírus é transmitido. E para as pessoa soropositivas, como Micaela, que podem levar a alguns encontros e situaçõs bastante dolorosas.

Uma poderosa campanha publicitária está mudando a forma de como as pessoas pensam sobre HIV, colocando o vírus direito na frente delas.

 

Na idade de ouro das mídias sociais, alguns podem considerar uma campanha de cartaz desatualizado. Mas esses cartazes, projetado pela Ogilvy Brasil para o Grupo de Apoio à Vida ONG (GIV), tem algo um pouco diferente. Cada um vem com uma pequena gota de sangue.

cartaz2

Foto: Reprodução

 

“Minhas medidas são 40 por 60 centímetros e foi impresso em papel de alto brilho, meu peso é de 250 gramas e eu sou como qualquer outro cartaz. Exceto por uma coisa:….. Eu sou soropositivo. É exatamente o que você tem acabou de ler!

Estou vivendo com o vírus. Neste ponto, você pode estar dando um passo para trás, me perguntando se eu vou lhe oferecer qualquer perigo “.

 

  • O HIV-positivo Pôster: Mas a beleza deste projeto é que ele bate na desconforto do leitor que deve estar se sentindo com a perspectiva de sequer olhar para um pedaço de papel transportando HIV. Dr. Artur Kalichman, coordenador do Programa de AIDS em São Paulo, não só derruba esses medos, mas prova porque esta campanha é tão importante.

 

“O cartaz é completamente inofensivo. O sangue já está seco. O HIV não pode sobreviver por muito tempo fora do corpo humano. Por causa do tratamento, o sangue dos voluntários não pode infectar ninguém. Além disso, o HIV não é transmitido por pôster”. – Dr. Artur Kalichman.

cartaz3

Foto: Reprodução

 

Uma vez que os cartazes chegaram às ruas de São Paulo, o impacto foi sentido quase que imediatamente.

cartaz4

Foto: Reprodução

Como as pessoas interagiram com os cartazes por toda a cidade, algo maravilhoso começou a acontecer. Pessoas estenderam a mão e tocaram o cartaz, indo direto para a gota de sangue seco. Um homem até mesmo beijou o cartaz.  “Eu senti amor por esta pessoa que nem sei mesmo.” Mas, de longe, o momento mais poderoso é ver como as pessoas reagem quando dada a oportunidade de conhecer pessoas soro-positivas por trás de cada gota de sangue.

cartaz5

Imagem reproduzida

 

cartaz6

Imagem reproduzida

 

cartaz7

Imagem reproduzida

E, olha, eu sei que é clichê dizer neste momento dá vontade de chorar, mas eu estaria mentindo eu dissesse que não chorei (disse um dos organizadores).

 

O cartaz HIV-positivo está forçando pessoas a enfrentarem seus preconceitos de verdade.

O vídeo acima termina com uma citação simples, mas importante: “Se o preconceito é uma doença, a informação é a cura.”

Felizmente, campanhas inovadoras de organizações como a GIV e Ogilvy Brasil está fornecendo exatamente isso. Enquanto os investigadores continuam a procurar uma cura, é até para nos educar e uns aos outros para parar a propagação do HIV / AIDS e oferecer suporte adequado para as pessoas que vivem com a doença. Para mais maneiras de manter-se seguro e informado, confira WebMD Top 10 mitos e equívocos sobre HIV / AIDS .

 

Fonte Upworthy

 


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine