Brasil é o número um em ataques por phishing

Todo mundo odeia spam certo? Uma fabricante russa proprietária da Kaspersky Lab divulgou um relatório global sobre esse tipo de ataque. Os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2109. Os dados da empresa dão conta de que o Brasil é o número um em se tratando de usuários atacados por “phishing” (mensagens que tentam levar o usuário a fornecer seus dados).

Numa mensagem padrão de phishing, o e-mail sugere ao usuário que existe algum problema de pagamento em sua conta bancária. Para resolver isso instantaneamente, seria preciso clicar num link específico e fornecer informações pessoais. Entretanto, esses dados são inseridos em páginas falsas e enviados aos golpistas. Assim, contas bancárias e transferências não autorizadas podem ser manipuladas.

Brasil é o número um em ataques por phishing
Brasil é o número um em ataques por phishing

Ranking do Phishing no mundo

O Brasil está em primeiro lugar no phishing. Um em cada cinco internautas, ou seja 21,66%, recebem um tipo de mensagem como essa segundo levantamentos. A Austrália está em segundo lugar com uma média de 17,20%. Em terceiro lugar está a Espanha com 16,96% seguida pelos portugueses com 16,81% e os venezuelanos com 16,72%.

Como se não bastasse estar em primeiro no volume de phishing, O Brasil ainda esta na quarta posição como fonte das mensagens. Somos o país que mais recebe e o quarto que mais envia. Vergonha! Segundo dados do levantamento, 6,95% das mensagens de phishing partiram de um computador no Brasil. A maior fonte dessas mensagens indesejadas é a China com 15,82% e em segundo lugar os Estados Unidos com 12,64%.

Quem são os mais citados nas mensagens de phishing?

Segundo a Kaspersky Lab, os bancos ainda estão entre os principais envolvidos nessas fraudes. Bancos e financeiras são mencionados 25,78% das vezes em média. Os criminosos também se interessam muito por grandes portais de notícia, redes sociais e sistemas de pagamento em geral.

Este relatório mostrou também que entre as mensagens mais utilizadas pelos bandidos está o Dia de São Valentim, algo parecido com o Dia do Namorados no Brasil. Junto com essa mensagem, vinham serviços agregados para relacionamentos como: lojas de flores, doces, presentes e até viagra. Nem sempre os criminosos estão atrás de vendas diretas, quando isso não acontece seus dados são o principal alvo.

Tipo de phishing aplicados no Brasil?

Para ajudar nosso leitor, separamos algumas das principais fraudes cometidas na web usando o sistema de phishing. Fique atento para não cair em nenhuma dessas armadilhas:

Fraude Netflix

O usuário recebe um e-mail informando que será necessário reenviar seus dados a Netflix para continuar usando os serviços. Trata-se claro de um roubo de dados para fins escusos.

Fraude Nota Fiscal Eletrônica

A vítima recebe uma mensagem com uma nota fiscal em anexo pronta para download. Entretanto, o arquivo disponível para download é um programa malicioso com objetivo de pesquisar no computador até encontrar seus dados bancários.

Fraude Lojas Americanas

O usuário recebe um mensagem com várias promoções das Lojas Americanas com um link anexado de uma Smart Tv com um desconto atrativo. Contudo, se clicado, esse link leva a uma página falsa pronta para roubar dados de cartão de crédito.

Fraude Whatsapp

Uma mensagem é enviada para o e-mail da vítima com um arquivo em anexo para download chamado LNK/Downloader. Mas se esse arquivo for baixado, irá instalar vários outros programas que roubam dados em sua máquina.

Em outras palavras, ter de se esquivar de tanta fraude chega a ser uma piada sem graça não é mesmo? Então fique esperto para não cair em nenhum golpe dessa natureza. Mas não se desespere. A boa notícia é que só depende de você filtrar melhor seus e-mails e não dar sopa para o azar. Seja como for, uma boa lida antes de abrir e checar o endereço do remetente já irá ajudar bastante.

Se gostou do artigo acesse também nossa sessão de Tecnologia para se manter bem informado. Até o próximo!