Se você perdeu o celular, descubra o passo a passo para evitar prejuízos maiores

Seja no Carnaval, no Réveillon, na Micareta ou em qualquer balada ou show que você vai sempre tem o risco da perda e do roubo do celular, não é verdade? E se isso nunca aconteceu com você, muito bem, menos mal. Mas, se já aconteceu, você deve ter ficado desesperado, certo?

A verdade é que a gente nunca acha que vai acontecer com a gente e quando acontece, acaba que não sabemos o que fazer ou por onde começar. A ideia deste conteúdo é te ajudar a tomar as medidas mais corretas e em ordem cronológica.

O passo a passo para quem perdeu o celular é muito simples, sendo que se inicia ao apagar os arquivos de forma remota e termina com o boletim de ocorrência. Confira como fazer isso!

1 – apagar os arquivos da memória

Para apagar remotamente os arquivos da memória do seu celular é importante considerar se ele é um Android ou iOS, já que a partir disso as ações serão diferentes.

Para ambos os casos, saiba que essa é uma medida de segurança que deve ser feita antes do bloqueio da linha já que é preciso se comunicar com o aparelho durante o processo.

No caso do Android, faça isso pela conta do Google. Já se for no iOS, a melhor saída é entrar na página do iCloud. Para ambos os casos vai ser preciso acessar a sua conta, com login e senha.

2 – fazer o bloqueio da linha

Após apagar os dados da memória, você deve fazer o bloqueio da sua linha. Essa solicitação será para 2 fins: tanto para o seu chip do celular como para o seu IMEI, que é o número de identificação do aparelho.

Como fazer isso? Basta ligar diretamente na sua operadora de celular e dona da linha, depois, pedir o bloqueio, que demora alguns minutos.

Para você que não tem o número anotado: na Vivo é o 1058, na Claro é 1052, na Oi é 1057, na Tim é 1056 e na Nextel é o 1050.

O que é importante saber é que caso o seu celular tenha o serviço de localização, como o GPS, e você queira usar, não é indicado fazer o bloqueio da linha, nem mesmo do IMEI. Isso porque após essa ação, o app deixará de funcionar.

3 – abrir um boletim de ocorrência

Outro passo importante, e seguindo a trajetória até aqui, é justamente fazer a solicitação do boletim de ocorrência, que pode ser feita presencialmente em uma delegacia ou pela internet.

Isso é muito importante para o caso deque se o aparelho for recuperado pelas autoridades policiais, ele possa ser devolvido ao proprietário, que no caso é você.