Esses 5 paraísos perdidos na Bahia são opções para as férias

Praias pouco frequentadas por turistas reservam beleza e tranquilidade. O Brasil possui 2.095 praias espalhadas por toda sua extensão de costa. Dos 26 Estados, apenas nove não têm acesso ao mar, além do Distrito Federal.

A Bahia é o maior Estado do Nordeste brasileiro e tem também o maior litoral do país. Ficou curioso em conhecer a área ou mesmo desbravar novas regiões baianas? Fizemos uma lista com as praias mais exuberantes da Bahia.

As opções vão de praias conhecidas e bem faladas quando o assunto é turismo na Bahia, até locais pouco conhecidos e tidos – ainda – como paraísos perdidos.

Confira qual praia se encaixa melhor no seu estilo de vida, faça as malas e aproveite o que há de melhor das praias baianas!

1 – Praia do Rio da Barra – Trancoso

Se a sua busca é por sossego, pode anotar Rio da Barra na sua lista. Esta praia fica isolada das outras na região de Trancoso.

Fica entre a Praia dos Nativos e a Praia de Taípe e é rodeada por falésias (paredões) de várias cores: ocre, rosa, vermelho e bege. A areia é fina e clara com longa extensão.

Durante a maré baixa, o mar forma várias piscinas naturais. Outro detalhe bacana é que tem a foz do Rio da Barra onde dá para os visitantes encontrarem água doce.

2 – Praia de Havaizinho – Itacaré

Como o próprio nome já sugere, essa praia é indicada para os praticantes de surf. Lá é possível encontrar ondas fortes, recifes e coqueiros.

Mergulhos não são indicados nesta área por causa da grande quantidade de pedras, mas o visual vale a pena para o registro de muitas fotografias. Para chegar, o visitante tem que deixar o carro em um estacionamento e seguir a pé por cerca de quinze minutos.

O trajeto é através de trilhas que levam até a praia, mas contrate um guia que conheça bem a região porque não existe sinalização na trilha.

3 – Praia do Corumbau – Distrito de Prado

Se você é aquele tipo de pessoa que adora ficar o dia inteiro na praia, esse é o seu destino. A praia é uma das mais isoladas na parte Sul da Bahia e tem cerca de 15 quilômetros de extensão.

O ar fresco e sem agitação te dão a oportunidade de se sentir ‘dono da área’. É que facilmente você ficará sozinho na praia pouco frequentada.

4 – Praia do Satu – Caraíva

Já avisamos que o acesso para essa praia é complicado: se você for pelo lado esquerdo da praia, terá que usar um barco para cruzar o rio, além de fazer uma caminhada de uma horinha para chegar

Tem a opção ainda de negociar a viagem com os barqueiros.

Fica cerca de vinte reais por pessoa para você não ter que andar tanto. Mas vale a pena: existe uma grande lagoa de água doce para cativar ainda mais os turistas.

5 – Praia do Encanto – Morro de São Paulo

Esta é uma área que já começou a ser explorada pelo turismo, mas ainda assim é possível um pouco de exclusividade. É porque a maioria dos visitantes são apenas os hóspedes de hotéis da área.

O acesso também é complicado: são duas horas de caminhada.