Os saques das contas inativas do FGTS foram liberados

A Caixa alcançou a meta de injetar dinheiro na economia com a liberação dos saques das contas inativas do FGTS. No entanto, muita gente que tem o direito ainda não realizou o saque. Para quem está nessa situação ainda existe uma saída.

Conforme informações da Caixa, mais de 9 milhões de pessoas podem receber os recursos, mas ainda não o fizeram. Os valores são variáveis, mas podem auxiliar no orçamento financeiro ou até mesmo ajudar as pessoas a realizarem sonhos e projetos pessoais.

“As cotas do PIS injetaram mais de R$ 3 bilhões na economia do país até o início deste ano. E a medida beneficiou diretamente os milhões de brasileiros que efetuaram o saque”, disse à Caixa. Se você ainda não fez retirou os recursos pode efetuar o saques das contas inativas.

O que é o FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço existe para proteger o trabalhador que é demitido por justa causa, sendo que pode ser usado mediante a abertura de uma conta vinculada à Caixa e ao contrato de trabalho de cada pessoa. Portanto, cada trabalhador tem essa conta de FGTS.

O valor é referente a 8% de toda renda do trabalhador e os depósitos mensais ficam por conta das empresas.

O FGTS também tem uma distribuição de resultados, que é uma divisão de metade do resultado alcançado e que vai para os trabalhadores. Em 2017, o valor foi de 1,72% e o crédito foi depositado até 31 de agosto conforme as regras do FGTS.

Quem pode sacar o FGTS

Todo trabalhador que tem o direito ao FGTS inativo e comprovar que estava com alguma doença que o impedisse de retirar os recursos das contas ou que comprove alguma situação de pena (prisão) podem sacar os recursos.

Para isso, o recomendável é ir até uma agência da Caixa portando o atestado médico ou a certidão do órgão competente para comprovar a doença que impediu a ação anterior ou mesmo a situação de reclusão.

Fora isso, após o término do calendário do FGTS, as regras voltam ao normal, que são: quando houver rescisão de contrato, aposentadoria, morte do trabalhador, permanência por 3 anos foram do mercado de trabalho ou para comprar imóveis, por exemplo.

App Caixa Trabalhador

O aplicativo da Caixa é uma ótima opção para quem quer saber se tem direito ao saque do FGTS ou para quem quer consultar o saldo desse fundo. Ao passo que o app é gratuito e pode ser baixado em muitos smartphones.

Também é pelo app que dá para saber se as empresas estão depositando os devidos valores e em quais casos é possível resgatar o FGTS, como no caso de comprar o 1º imóvel ou para casos de extrema urgência.

Caso não tenha aptidão para baixar o app ou prefira os caminhos mais tradicionais, o cliente também pode optar pelo internet banking ou para serviço de atendimento ao consumidor, que funciona através do 0800-726-0207.

Add Comment