Organização: elabore uma rotina de tarefas para as arrumações da casa

Quem não quer ter uma casa limpa e organizada sempre? Afinal, a sujeira e a desorganização só atrai energia negativa, além de ser uma situação bem desagradável e que diminui a produtividade, inclusive, do descanso.

Porém, com a correria que temos que enfrentar no nosso dia a dia nem sempre temos tempo suficiente para deixar tudo como queríamos, não é verdade? E aí a limpeza e organização são deixadas de lado.

Mas, isso não pode acontecer e chutar o balde pode dar ruim. Para te ajudar com essa falta de tempo, trouxemos algumas dicas para ter uma rotina de tarefas, afim de manter tudo em ordem na sua casa.

Dividir as tarefas

Para quem mora sozinho, essa dica não serve. Porém, para as famílias ou quem mora em parceria, a divisão de tarefas é algo que deve ser obrigatório.

Não devemos ter apenas uma pessoa responsável pela limpeza, todos devem colaborar, se for o caso. Os jovens e adolescentes podem muito bem ajudar ao menos com a limpeza dos seus quartos, não é verdade?

E os casais podem se dividir. Por exemplo: um dá uma geral na sala e o outro vai para o quarto ou cozinha. Assim mesmo, sem deixar ninguém sobrecarregado.

Com todos cooperando, o serviço acaba mais cedo. E o resultado final é que a rotina se tornará produtiva já que todos sempre irão trabalhar em equipe no momento da limpeza.

Hora da limpeza

Mantenha um padrão de limpeza separando a tarefa por cômodos. Comece sempre pelos considerados mais difíceis ou os mais “chatos” – até por que, se deixar esses por último, tem uma grande chance de acabar antes do previsto.

E na hora da limpeza, separe tudo que é importante, baldes e vassouras e não deixe que a procrastinação tome conta do momento.

Não deixe as coisas acumularem

Não deixem que tudo se acumule. Essa é outra dica importante para se organizar com as tarefas de casa.

Se a família manter uma rotina de sempre lavar a louça após as refeições, por exemplo, poderá ajudar bastante porque nunca vai ter louça acumulada para mais de semanas.

Outra coisa é que o revezamento também é interessante. Por exemplo, em cada refeição um integrante da casa fica responsável pela lavagem das louças. Uma dica é lavar a louça enquanto cozinha, isso pode ajudar também.

As roupas também devem ser sempre guardadas de imediato e não acumuladas após serem passadas. Guarde as mesmas sempre nos guarda-roupas, cômodas, evitando que fiquem jogadas e espalhadas pela casa.

Música pode ajudar

O clima de limpeza não é legal, afinal, ninguém gosta de fazer isso. Ou será que gosta? Portanto, uma boa música de fundo pode ajudar a alegrar ao ambiente e até mesmo motivar o trabalho duro!

Faça lista de compras

A lista de compras pode ajudar muito na organização da sua casa quando o assunto é a compra de alimentos e itens indispensáveis para o mês. Então, o que você faz?

Liste tudo o que falta, anotando cada item e assim poupará tempo no supermercado – e ainda evitará o estresse de esquecer alguma coisa que precisava.

Mantenha tudo escrito

Uma agenda pode ajudar na realização das tarefas diárias, principalmente para a faxina geral, envolvendo toda a família. Separe os dias e horários livres que possam realizar as tarefas de casa, isso irá ajudar a todos se programarem.