Oracle Exadata – A evolução e a revolução do conhecimento

Publicidade

[wide][/wide]

Com capacidade para processar milhões de transações por segundo, independente do número de usuários conectados ou processos simultâneos, o Oracle Exatada é a investida da Oracle Corporation para abocanhar um nicho de mercado que até bem pouco tempo atrás era da IBM e HP.

Publicidade


Além do alto poder de processamento, a arquitetura Exadata, divide-se em 3 modelos:

Full, com 8 servidores de bancos de dados internos, Half, com 4 servidores de bancos de dados e Quarter, com 2 servidores de bancos de dados, em todas as arquiteturas encontraremos o que há de mais avançado em tecnologia “high-to-end”, ou seja, grande capacidade para “entrega” de tarefas complexas.

Sem entrarmos muito no detalhamento técnico, descrevo características interessantes do servidor:

Infiniband Switches, Smart Flash Cache, Smart Scan, Storage Index e Exadata Hybrid Columnar,Compression que, somando as “forças de cada item” o resultado é “acabar com os problemas de lentidões nos processamentos de dados de uma grande empresa”, além de suportar falhas internas sem que estas causem danos aos dados/usuários.

Só para se ter uma ideia, a funcionalidade Smart Flash Cache é composta por memórias do tipo SD (muito parecidas com aquelas que temos em nossa máquina fotográfica digital), cuja capacidade pode chegar a 5Tb, entre outros recursos. E outro fator importante e vale a pena destacar é que o Storage Server faz parte do conjunto Oracle Exadata, em qualquer das versões do produto.

Empresas mundialmente reconhecidas, tais como: Sprint Nextel, Banco Santander Viscaya (Espanha), Motorola GMX, Vodafone, já aderiram e tem em seu parque tecnológico esta tecnologia, enquanto que no Brasil, empresas de destaques em seus segmentos possuem e utilizam os recursos do Oracle Exadata, tais como: Sascar Tecnologia e Serviços, empresa do grupo GP , líder em gerenciamento de risco logístico e monitoramento de veículos, sediada em S J dos Pinhais (PR), Banco Santander Brasil e Grupo Shark, líder no Brasil em distribuição e locação de equipamentos do setor de máquinas, implementos agrícolas e máquinas de construções.

Durante a feira de alta tecnologia realizada anualmente em São Francisco (Califórnia), durante a Oracle Open World, em 2008, houve o lançamento do produto Oracle Exadata, o mercado se surpreendeu de modo positivo com a proposta da Oracle. Logo em seguida, a concorrente direto da Oracle, a Big Blue IBM Corp, lançou o seu produto, concorrente direto do Oracle Exadata, batizado de IBM pureScale Application System.

Publicidade

Abaixo algum breve relato de cada característica do Oracle Exadata Machine:

• Exadata Smart Scan processa consultas na camada de armazenamento, retornando somente linhas e colunas relevantes para o servidor de banco de dados. Como resultado, uma quantidade bem menor de dados transita pelas rápidas interconexões InfiniBand de 40 GB— melhorando radicalmente tanto o desempenho quanto a simultaneidade de consultas simples e complexas.

Exadata Smart Flash Cache soluciona o problema do gargalo de entrada/saída aleatório do disco armazenando em cache dados “quentes” de maneira transparente em armazenamento de estado sólido rápido. Você pode obter um tempo de resposta de E/S dez vezes mais rápido e usar um décimo da quantidade de discos.

Exadata Hybrid Columnar Compression pode reduzir o tamanho das tabelas de data warehousing em dez vezes, em média, e das tabelas de arquivamento em 50 vezes. Isso oferece uma importante economia de espaço em disco para bancos de dados principais, de stand-by e de backup, além de melhorar significativamente o desempenho de consultas de data warehousing.

Porém, para finalizar este artigo, um aviso importante e uma dica:

Faltam profissionais qualificados nesta tecnologia no Brasil. Há algumas oportunidades para profissionais, portanto, se especializar é salutar e rende bons fruto$.

Até o próximo artigo!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here