O Tacacá da Região Norte

Publicidade

Prato típico do Norte

Uma típica comida da região norte que é muito apreciada pelos amazonenses e degustada com curiosidade pelos turistas é o tacacá, um tipo de sopa, que na verdade é um caldo que mistura o tucupi, a goma da tapioca cozida, camarão seco e o jambu, é claro que como na grande maioria das comidas da região norte a  pimenta é a gosto.

Esse prato é servido dentro de cuias e utiliza-se um único pauzinho para degustá-lo, os menos práticos preferem utilizar uma colher de plástico que é até mais fácil, principalmente para os turistas.

Publicidade

O tacacá é vendido nas ruas e em bancas das praças pelas famosas “tacacazeiras” que assim como as baianas do acarajé, utilizam toda uma vestimenta especial para a preparação do tacacá.

O legal do tacacá é que ele não depende de época ou festividades, pois durante todo o ano é possível encontrar esse prato típico tão saboreado e barato, uma cuia de tacacá chega a custar apenas três reais, e a cuia mais cara não chega a dez reais. A diferença é apenas simbólica ou em virtude da localização da barraca das tacacazeiras, ou seja, quanto mais perto das aéreas nobres, maior o preço do produto.

Comida típica afrodisíaca

comida típica amazonense

 

Publicidade

Para algumas pessoas o tacacá é um prato meio descartado, assim como a buchada de bode do nordeste, talvez por causa do seu aspecto um tanto exótico, mas é só na aparência que fica essa cisma, pois basta degustá-los para saber que tanto a buchada de bode do nordeste quanto o tacacá do norte são delicias regionais sem igual.

Nas temperaturas frias, ou estação das chuvas como costumamos dizer em Manaus, não há nada melhor do que uma cuia de tacacá quentinho feito na hora, e até mesmo o forte calor da região não inibe o seu consumo durante todo o ano, além do sabor e da aparência exótica, o tacacá é uma herança herdada das tribos indígenas que habitavam a região norte, e que sem dúvida nenhuma são os maiores responsáveis pela nossa culinária regional.

O tacacá também serve como um ótimo afrodisíaco, quanto mais quente e apimentado melhor.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here