O que é Ursal? saiba agora

O termo Ursal ganhou grande visibilidade entre os brasileiros em um debate para presidência em 2018, realizado pela Bandeirantes, graças ao candidato à presidência pelo Patriota Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, mais conhecido como Cabo Daciolo.

O Catarinense e ex-bombeiro causou um alvoroço em todos que assistiam ao debate quando elaborou uma pergunta ao candidato Ciro Gomes do PDT.

“O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?”

Visivelmente assustado com a acusação, o ex-governador do Ceará, negou rapidamente e ainda terminou com uma frase que ficou marcante na época: “A democracia é uma delícia, mas tem certos custos”.

Definição da sigla

O termo que virou piada nas redes sociais já existe há 18 anos e foi criado pela socióloga e professora universitária aposentada Maria Lucia Victor Barbosa, que escreveu a obra “O Voto da Pobreza e a Pobreza do Voto — a Ética da Malandragem” (1988).

Ursal quer dizer União das Repúblicas Socialistas da América Latina e foi achado pela primeira vez em um artigo de Maria Lucia, “Os Companheiros.”

Publicado em 9 de dezembro de 2001, o texto foi divulgado na internet e ironizava um encontro do Foro de São Paulo, em Cuba, na capital Havana. 

Fizeram parte daquele encontro partidos de esquerda da América Latina, tendo a presença do então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e o ditador cubano, Fidel Castro, assim como outras lideranças importantes da época.

Naquela reunião, Lula discursou batendo forte na a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), afirmando que o objetivo era fazer um ajuntamento que os EUA queriam impor, concluindo que aquilo seria o final de uma integração entre os países da América Latina.

Fora de controle

A Ursal se espalhou por toda a rede de computadores sem que Maria Lucia tivesse dimensão da sua criação.

Foi indagada por muitas pessoas sobre a veracidade da sigla. Sempre explicou que não passava de invenção, mas se popularizou mesmo assim.

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho, ou simplesmente, Olavo de Carvalho, jornalista, escritor, filósofo e um dos principais representantes do conservadorismo do Brasil também mencionou a teoria conspiratória em texto publicado no jornal Diário do Comércio, em 2006.

Em entrevista ao site de notícias MSN Maria Lucia se mostrou muito admirada vendo sua anedota sendo levada a sério pelo Cabo Daciolo no debate de 2018. “Isso é meu, olha onde foi parar, eu fiquei boba”.

Dossiê Ursal

A sigla se tornou tão grande que foi criado até o dossiê Ursal online que enumera 100 razões, que de acordo com os criadores, explanam a vontade da esquerda, sobre tudo, do Partido dos Trabalhadores de criar um regime comunista.

Entre estes supostos indícios mencionados pelos organizadores, alegam que existem agentes da KGB incutidos no Brasil, sendo estes políticos e jornalistas que manipulam as informações, que o PSDB é socialista com adeptos marxistas e da Revolução Cubana, como Serra e FHC e que Lula teria tido relações sexuais com animais.