O que é o Wikileaks e o que ele faz pelo mundo

Se você é um internauta ativo com certeza hora ou outra já leu sobre o Wikileaks – se você assiste algum jornal, com certeza hora ou outra você já viu informações sobreo que é o Wikileaks mas você sabe o conceito?

Wikileaks é um centralizados de documentos elêtronicos dos governos ao redor do mundo – alguns documentos já conseguiram mudar eleições e até provocar certo conforto e desconforto nas relações diplomáticas mundiais.

Julian Assange é um jornalista e ex-hacker (diria que continua sendo um hacker de excelente categoria) que fundou e iniciou os trabalhos do Wikileaks. Hoje ele enfrenta uma série de processos do governo britânico e da Suiça – não pelo seu trabalho, mas por ‘estupro’. Ele se defende com ótimos argumentos e tem fontes financeiras limitadas – diferente de seus acusadores.

Não posso ser imparcial e achar que a mídia manipulada da foco demais a isso, e que sem falsas teorias da conspiração essa é uma jogada dos governos para tirarem o líder e fundador de um grupo do compartilhamento completo de informações. De qualquer forma, espero que ele não seja condenado – pois não acredito que ele tenha mesmo feito os atos de que é acusado – porém, se for – tenho certeza que o movimento em torno da liberdade de informação irá se alastrar muito mais rápido.

Hackers, informantes e aqueles que creem na liberdade de informação não irão deixar essa passar – ai sim, a balbúrdia estará completa

Veja o vídeo no inicio deste post, onde, Julian Assange fala do Wikileaks – este vídeo foi gravado no ‘Oslo Freedom Forum’ em 2010 e está legendado.

 

Add Comment