O que é Fascismo? Aprenda agora

As eleições a presidência do ano passado acirraram os ânimos dos eleitores e algumas palavras ficaram muito populares como, “mortadela” e “coxinha”.

Alguns iam além e acusavam o rival político de fascista. Mas, será que todos sabem o que isso significa? E você, sabe?

O que é Fascismo? Aprenda agora

Símbolo de autoridade e união de povos

A termologia fascismo vem do italiano “fascio”, que traduzido para o português, quer dizer “feixe”.

Antigamente, era chamado também de “fascio littorio E, na tradução, era nada mais que um machado coberto por varetas de madeira bastante usado na Roma Antiga.

Era extremamente corriqueiro se deparar com guarda-costas de figurões respeitados empregando esse machado. Era sinal de autoridade e utilizado para executar punições corporais.

Este machado foi utilizado pelo ditador italiano Benito Mussolini, como o símbolo da criação de um novo partido “Fasci d’Azione Rivoluzionaria”, em 1914.

8 anos após, seria renomado como Partido Nacional Fascista.

A arma ainda tinha um simbolismo, os pauzinhos que sustentavam a cabeça do machado representavam vários grupos unidos para atacar um inimigo em comum.

De volta à glória romana

Quando Benito Mussolini criou o partido, ele se aproveitou que a Itália estava afundada em uma das crises mais graves desde a unificação que ocorreu em 1870, somado as terríveis sequelas da 1ª Guerra Mundial.

O ditador fazia promessas ao povo, que já estava desiludido, garantindo que o país galoparia de volta ao passado glorioso do império da Roma Antiga.

No ano de 1919 foi redigido por Alceste de Ambris e Filippo Marinetti apontava ideias que, hipoteticamente, daria um jeito nas dificuldades que o povo vinha enfrentando.

Todas as políticas usadas pelo ditador Mussolini eram associados a palavra “fascismo”, já os seus apoiadores, eram intitulados de fascistas.

Sistema político nacionalista e autoritário

O fascismo foi implantando em oficial no ano 1922, quando Mussolini ascendeu ao posto de Primeiro Ministro da Itália.

Esse novo sistema era baseado em uma doutrina política ultranacionalista, autoritária, imperialista, antiliberal e antidemocrático. Mussolini privilegiava os conceitos de nação e raça acima das individualidades de qualquer pessoa.

Quando os Aliados atacaram a Itália em 1943, como manobra ofensiva da 2º Guerra Mundial, o fascismo quase foi extinto. Todavia os nazistas salvaram Mussolini o levando para o norte da Itália, onde teve a chance de restabelecer seu governo.

Fim do regime

Dois anos depois, em 1945, os Aliados avançaram novamente e dominaram o norte da Itália.

O ditador Mussolini morreu fuzilado por um grupo de resistência italiana.

O corpo dele e de outros líderes fascistas foram exibidos em praça pública. Por fim, a Itália foi derrotada na guerra, junto com o Eixo.

Com o passar do tempo, chamar alguém de “fascista” acabou se tornando algo pejorativo.

Um dos significados utilizados é para pessoas que são muito autoritárias e que não gostam de democracia.

Fascismo em 2019

O australiano Brenton Tarrant chocou o mundo ao ser acusado por assassinar 49 pessoas em um ataque terrorista em mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia.

Foi transmitido ao vivo o ataque através de uma rede social.

Ele ainda postou um manifesto que contem mais de 70 laudas onde se define etnonacionalista e fascista.