O homem mais rico das Filipinas morreu!

A SM Investments publicou um comunicado informando a morte de Henry Sy, presidente emérito da empresa, que é uma das maiores da Filipinas.

Henry Sy ficou em primeiro lugar na lista dos homens mais ricos da Filipinas durante 11 seguidos anos e na atualidade estava com um patrimônio líquido de 19 bilhões de dólares, sendo a 53ª pessoa mais rica de todo o mundo.

O empresário construiu um verdadeiro império ao seu redor, onde contém lojas de varejo, imóveis e também bancos, além da SM Investments, que é uma empresa familiar.

E do BDO Unibank e a SM Retail, a maior loja de departamentos e supermercados do país; e a também a maior operadora de shopping center da Filipinas, a SM Prime.

A vida de Henry Sy

Henry Tan Chi Sieng Sy Sr, ou simplesmente Henry Sy, nasceu no dia 25 de dezembro de 1924, em Xiamen, na China.

Casado com Felicidad Tan, eles tiveram seis filhos, sendo Teresita Sy-Coson, Hans T. Sy, Harley T. Sy, Elizabeth T. Sy, Herbert T. Sy, Henry T. Sy Jr., além de duas netas, Nicole Coson, Teresita Sy-Coson.

Com apenas 12 anos de idade, Henry Sy foi para as Filipinas, onde de fato iniciou a sua carreira no varejo, com vendas de mercadorias em uma loja do seu pai, que na época ainda era bem pequena, apenas uma empresa de bairro.

Após economizar dinheiro por um tempo, em 1958 ele abriu a sua própria empresa, sendo a ShoeMart, uma loja de calçados.

Pioneiro

Com o passar do tempo, a empresa de Henry Sy só foi evoluindo, até que seis décadas depois o seu nome foi mudado para SM, e a primeira loja de departamentos de Sy foi inaugurada em 1972, em um espaço de 20 mil metros quadrados, um tamanho bem grande para a época.

A empresa era administrada pela filha de Sy, Teresita Sy-Coson, que tinha 22 anos.

Henry Sy ainda recebeu um “crédito”, por toda a ajuda e estimulo a “Malling Culture” no país, que é o prazer para realizar as compras nos shoppings multi-complexos.

Como, por exemplo, nas lojas de cultura e lazer nas Filipinas, um local onde pelo clima tropical, muitas compras são ao ar livre, algo que era desconfortável.

Com o empreendedor, o país passou a se expandir e se desenvolver nesse seguimento.

O banco

No ano de 1975, Henry Sy ainda comprou a empresa Acme Savings Bank, uma agência bancária que foi construída com o propósito de ser uma poupança.

O empresário renomeou a empresa para Banco do Oro Savings and Mortgage Bank, entrando além da poupança no ramo da hipoteca.

21 anos mais tarde a empresa bancária acabou mudando novamente de nome, após se tornar uma instituição universal, passando a se chamar Banco Oro Universal (BDO Unibank).

No ano de 2017, Henry Sy acabou renunciando ao seu cargo como presidente da Holding, deixando os seus filhos no comando.

Foi então que ele assumiu como presidente emérito.

Nos dias atuais, a SM Prime tem atualmente lojas em 70 shoppings da Filipinas, além de mais 7 lojas na China. Sy ainda possuía 49 projetos residenciais, além de nove edifícios de escritórios e seis hotéis.