“Noves Fora”, você já ouviu falar?

Publicidade

Muitas pessoas poderiam responder que sim, mas poucas delas sabem o que “Noves Fora” realmente significa. Esta é um tipo de verificação numérica, para operações matemáticas envolvendo números inteiros.

Cada número inteiro possui um número chamado de “noves fora”. Por exemplo, o número 270.

Publicidade

Caso somarmos os três dígitos deste número (2+7+0), teremos o número nove como resultado. Quando chegamos ao número nove como resultado, ignoramos este, trocando-o por um zero. Ou seja, 270 “noves fora” é igual a zero, como diz a expressão popular.

Outro número de exemplo, 25. Caso somarmos os seus dígitos (2+5), temos o número 7. Ou seja, 25 “noves fora” é igual a sete. Podemos trocar o número

9 por 0 tanto no início como no resultado. Caso eu tiver o número 19, por exemplo, posso ignorar o 9, e tenho apenas um dígito, o número 1. Ou seja, 19 “noves fora” é igual a 1.

O número de noves fora tem que estar sempre entre 0 e 8, incluindo estes dois. No caso acima, do 19, caso preferirmos utilizar a forma generalizada da conta do “noves fora”, temos que 1+9 = 10. Ainda temos dois dígitos no resultado, então novamente fazemos a soma deles, ou seja, 1 + 0, que nos comprova que o “noves fora” de 19 é realmente o número 1.

Porém, qual é a utilidade deste número?

Quando fazemos a soma de dois números, temos que ter, obrigatoriamente, o “noves fora” do resultado igual ao da soma dos “noves fora” dos números.

Por exemplo:

245 + 36 + 21

Publicidade

Primeiro vamos determinar os “noves fora” destes três números.

245 “noves fora” é igual a 2, pois 2 + 4 + 5 = 11, e, aplicando-se a conta novamente, temos que 1 + 1 = 2.

36 “noves fora” é igual a 0, pois 3 + 6 = 9, e, ignorando-se o 9, temos o número 0.

21 “noves fora” é igual a 3, pois 2 + 1 = 3.

Caso somarmos os três noves fora destes números (3+0+2), temos o número 5 como resultado.

Somamos então os três números originais da conta (245+36+21) e temos como resultado o número 302 e, fazendo-se o “noves fora” deste número, temos como resultado o número 5, igual ao valor da soma dos noves fora dos números originais.

Ou seja, a conta do “noves fora” pode lhe auxiliar na verificação do resultado de uma operação matemática, porém, isto não lhe diz diz que a conta está certa, pois podemos ter dois números diferentes com o mesmo “noves fora”, por exemplo, 24 e 240. Porém, caso esta soma dos “noves fora” nos trouxer um resultado diferente do “noves fora” do resultado, temos a certeza de que a conta está errada. Ou seja, este mecanismo não lhe diz quando a conta está certa, mas ele te diz quando a conta está errada.

Até a próxima!

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

  1. interessante..sempre bom atualizar-se sobre assuntos matematicos,essa dos nove fora é novidade palavra que nunca tinha ouvido falar…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here