No Brasil, chuva de aranhas assustam moradores locais!

Um fato inusitado e assustador assombrou a população da cidade de Espírito Santo do Dourado, localizada no sul de Minas Gerais. Os moradores acabaram encontrando uma teia de aranha completamente gigante em uma zona rural da cidade!

Porém, como os fios eram bem finos, dificultava a visualização e com isso, dava a impressão de que realmente estava chovendo aranhas do céu, fato que assustou a todos que passavam pelo local.

Tudo foi registrado em vídeo pelos próprios moradores e o fato ocorreu no início do ano. Nas imagens, é possível ver diversas aranhas ligadas a teias, que estavam nas árvores, fios e postes.

Os relatos

João Pedro Fonseca, um dos moradores que filmou o ocorrido perto da casa da sua avó, disse que não era apenas ao redor, mas que tinha muito mais teias espalhadas e que não apareceram no vídeo.

Solange Silva, outra moradora do local, ressaltou que já tinha visto bastante aranhas na região e foi tudo bem assustado.

Segundo especialistas da área, entrevistados pelo Estadão, o tipo de aranhas encontrados no local não apresenta perigo com o seu veneno e muito pelo contrário, ele é utilizado para desenvolver remédios para tratar alguns problemas.

Porém, mesmo com esse fato, eles alertam para não mexer com as aranhas.

Ainda de acordo com os especialistas, o ocorrido é incomum, mas essa espécie de aranha costuma se juntar em grupos, quando ainda jovens, e fazer teias gigantes para conseguir capturar mais presas e assim garantir a sua sobrevivência.

As aranhas

As aranhas têm o nome científico de araneae e apresentam diversas espécies, variando o tamanho, peso e até o veneno em cada uma delas.

A variação também ocorre na expectativa de vida. Por exemplo, as famosas comedoras de pássaros tem de 15 a 25 anos enquanto a famosa Viúva Negra apenas 1 a 3 anos de vida.

Na alimentação, as aranhas fazem as suas teias na busca de capturar insetos para se alimentar e assim garantir a sua sobrevivência.

Na reprodução, todas as espécies de aranhas se reproduzem com sexuadamente e com a fertilização interna, porém, direta.

As aranhas macho não tem espermatóforos pronto, mas soltam algumas teias pequenas e ejaculam nelas, para que assim o esperma seja usado na reprodução. As fêmeas colocam em média 3 mil ovos em cada fertilização e, em algumas espécies, a aranha mãe morre logo após a postura dos ovos.

O município

O município de Espírito Santo do Dourado está localizado no estado de Minas Gerais, e tem uma pequena população de 4.429 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2010. A fundação da cidade foi em 30 de dezembro de 1962, ficando localizado a 400 km da Capital.

Add Comment