Na contra mão: Windows 8 terá suporte nativo ao Flash Player

Publicidade

[wide][/wide]

Ao instalar o Windows 8 e abrir o seu browser você não vai ter mais que acessar ao site da Adobe e baixar o famoso Flash Player. Ele deve ser nativo do próximo sistema operacional.

Publicidade

Isso significa que a maioria dos Plugins para internet do seu navegador devem funcionar perfeitamente, sem você ter que instalar nada para isso.

Muitos desenvolvedores de conteúdo para web agradecem a iniciativa, principalmente os que possuem foco naqueles joguinhos grátis que tem por ai… e também os chatos pops ups da maioria dos nossos sites.

Apesar de parecer ótimo e comodo a decisão da Microsoft representa um retrocesso para a marca Windows. Diferentemente do seu nome o Flash Player é lento, pesado, instável, inseguro, ultrapassado e se bobiar até engorda.

Publicidade
HTML5 Promete ser o futuro da Web

Com o surgimento doHTML5 a internet tende a descontinuar o desenvolvimento de aplicativos em flash adotando a nova ferramenta em seu lugar. E quem agradece essa ideia é o mundo mobile, que diferente dos PCs nunca se deu muito bem com a Adobe.

O grande problema é que muitos desenvolvedores passaram anos estudando uma maneira de adaptar seu conteúdo ao aplicativo da Adobe e ainda apresentam certa resistência em mudar para o HTML5.

A Apple havia adotado a mesma estrategia da Microsoft em algumas versões do seu Macintosh. Porém a empresa abandonou a ideia com a justificativa de que o Flash deixava seu sistema instável e com varias brechas de segurança. Vale lembrar que desde seu lancamento o iPhone não possui suporte a flash.

Agora é esperar e rezar para que a Microsoft, que pretende renovar totalmente a marca Windows, não de esta bola fora apoiando o quase falecido flash: Que Deus o tenha.

Publicidade

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro Pedro o Windows realmente nunca foi leve e tão pouco seguro. Mas te pergunto: Qual outro SO do mercado que é realmente seguro? Se o Linux ou Macintosh tivessem 92% do mercado de desktops também seriam muito inseguros.

  2. Grande Glauber, eu creio que o HTML5 ( que nada mais é que uma mistura de javascript + HTML + CSS3 melhorados e com novas tags/bibliotecas) ainda vai levar um tempo pra ficar maduro.
    Enquanto isso, o que os desenvolvedores e arquitetos de RIA vão fazer? esperar?
    Quando é mesmo que o HTML5 vai ter 100% das funcionalidades e classes existentes no ActionScript mesmo?
    Você conhece alguma solução HTML+javascript que tenha um componente OLAPdatagrid que nem o do FLEX com o mesmo desempenho?
    Ah… o flex agora é Apache Flex ( http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=apache+flex&source=web&cd=1&ved=0CFcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fincubator.apache.org%2Fflex%2F&ei=4crcT6CKFITm9ASg97HgCg&usg=AFQjCNFi78hrCLExO5mc5oVTQ1FGGFrw2g&cad=rja ) , ou seja é 100% opensource e com certeza a comunidade vai evoluir.
    Um abração.

  3. Mas ainda está longue do flash morrer digo isso porque apesar do html5 ser a “tecnologia do futuro” ainda trava muito, prova disso é o Youtube que quando usa o Html5 fica horrível…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here