Encontre as melhores vagas para motorista de ônibus

Atualmente, existe muitas vagas abertas para motoristas de ônibus em diversas cidades do país, inclusive, em cidades do interior. Ao mesmo tempo, muita gente busca uma vaga de trabalho, seja para ser reinserido no mercado ou começar a vida profissional.

Isso acontece porque existem alguns pré-requisitos para começar a trabalhar como motorista de ônibus. Leia mais e descubra quais são essas exigências e, depois, saiba onde encontrar as vagas de emprego para esse cargo.

Como se tornar um motorista de ônibus?

Quem trabalha como motorista de ônibus precisa ser habilitado, antes de tudo, na categoria D e conhecer bem as leis de trânsito, todas as normas de segurança, a cidade onde exerce a função ou as estradas por onde pretende rodar.

É importante também saber rotas alternativas para caso haja algum imprevisto e dirigir com toda a atenção, afinal… São muitas vidas sendo transportadas.

Para conseguir tirar a carteira D, o motorista precisa estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria B ou há um ano na categoria C.

Como a maioria das profissões, é necessário fazer um curso específico.

Cursos da carteira D

O SEST SENAT oferece o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros em todo o Brasil.

Então, se você tem interesse, os pré-requisitos são: ter 21 anos ou mais, estar habilitado na categoria D, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante o último ano pode fazer o curso.

Aliás, também é regra o fato de que não se deve cumprir pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CHN por crime de trânsito ou estar impedido judicialmente de seus diretos.

O aluno estudo legislação de trânsito, direção defensiva, meio ambiente e convívio, relacionamento interpessoal e noções de primeiros socorros.

Neste link você confere qual é a unidade do SEST SENAT mais perto de você.

Lembrando que para quem trabalha no setor de transporte e que contribui com o SEST SENAT, os cursos são de graça.

Quanto ganha um motorista de ônibus?

Depois de habilitados, o motorista pode fazer o transporte de passageiros, sendo que a lotação pode passar de oito passageiros – como vans e ônibus.

Segundo a Pesquisa CNT Perfil dos Motoristas de Ônibus Urbanos 2017, é o amor pela profissão e o gosto por levar pessoas que fazem com que os motoristas queiram continuar na atividade.

O motivo da escolha da profissão é o gosto por dirigir ônibus, assim como o salário.

O Indeed, plataforma de anúncios de emprego online, mostrou que o salário médio de um motorista de ônibus em São Paulo é de cerca de R$ 2 mil.

O valor surgiu depois de análise de 142 funcionários, usuários do site e de anúncios no Indeed nos últimos 36 meses.

Onde estão as vagas de emprego?

Se você quer ingressar na área e não sabe por onde começar, pode aproveitar plataformas de anúncios online como o Indeed para procurar uma oportunidade.

O Trabalha Brasil também é uma ótima opção para procurar trabalho.

Os dois têm uma quantidade enorme de ofertas de trabalho de empresas cadastradas e milhões de usuários procurando por um cantinho no mercado.         

Depois de acessar qualquer um dos sites, é só colocar o nome do cargo desejado na barra de busca. Irão aparecer várias opções de emprego, vários anúncios.

Tem jeito de escolher se você quer que apareçam anúncios somente do estado de São Paulo ou se prefere que apareçam anúncios do Brasil todo.

Feito isso, você escolhe onde quer se candidatar e o site faz a ponte entre você a empresa.

Há a necessidade de um cadastro, mas não se preocupe: é de graça.