Mastercard muda logo e esconde nome – seria jogada de Marketing?

Vivemos na era da tecnologia e inovação e, com isso, surgem novas ideias durante todos os dias. As empresas devem ficar atentas a isso para que possam se adaptar ao mercado e captar cada vez mais clientes no seu segmento.

Uma empresa que sempre se mostrou atenta as inovações e as oportunidades é a Mastercard, famosa rede de cartões de crédito. E pensando nas novas possibilidades, a buscou deixar um pouco de lado a associação do seu nome.

Isso porque a onda do momento é a popularização dos pagamentos digitais. O resultado foi que… Mudou a sua logomarca, o que não é comum nesse mercado.

Com os novos pagamentos digitais, os clientes podem fazer os seus pagamentos diretos do seu Smartphone, sem precisar carregar um cartão físico no bolso e o Mastercard pretende investir nesse segmento.

A mudança no logo

O antigo logo do Mastercard era com dois círculos, sendo o da esquerda vermelho e o da direita amarelo, e abaixo, o nome da empresa.

Agora, a mudança fica por conta da retirada do nome, mantendo apenas os círculos com as mesmas cores e posições, justamente para desassociar a empresa apenas do CARD, de cartão, abrindo novos espaços para investimentos, principalmente no segmento digital.

Em uma nota oficial divulgada à imprensa pela empresa Mastercard, ela ressaltou que com o consumo cada vez maior na área do comercio e as suas evoluções, o símbolo da Mastercard precisou de mudanças para representar melhor a palavra.

– Contando com um design mais moderno e flexível, permitindo que a empresa trabalhe melhor o cenário digital.

Segundo a Mastercard, foram mais de 20 meses realizando pesquisas para fazer de fato a mudança no logo, já que eles buscavam garantir que os consumidores seguissem reconhecendo a marca, mesmo sem o nome no logo.

Especialista!

Ainda segundo a empresa, 80% dos consumidores reconhecem a empresa apenas com o símbolo. Raja Rajamannar, chefe do Marketing e comunicações da empresa Mastercard, concedeu entrevista ao jornal Wall Street Journal, onde falou sobre as mudanças.

Rajamannar ressaltou que essa reinvenção foi devido a era digital, e com ela, busca uma simplicidade moderna, assim como outras marcas que já são reconhecidas apenas pelo símbolo, como a maçã da Apple, o alvo da Target e o Swoosh da Nike.

A empresa

A empresa Mastercard é dos Estados Unidos, e possui aproximadamente 25.000.000 membros, atendendo a consumidores de todos os tipos de empresa, em um cenário amplo, de 210 países.

Os seus fundadores foram Wells Fargo, Crocker National Bank, First Interstate Bancorp, Bank of California.

A fundação da empresa foi em 16 de agosto de 1966, e a sua sede fica em Purchase, em Nova York. O seu atual presidente é Richard N. Haythornthwaite, e a o Mastercard tem hoje mais de 10 mil pessoas empregadas.

O valor de mercado atual do Mastercard é de US$ 86,297 bilhões, com um lucro estimado em US$ 3,116 bilhões, e um faturamento deUS$ 8,346 bilhões, dados do último levantamento feito em 2013.