Marketing Pessoal:Atitudes certas evitam que se prejudique

Publicidade

Marketing pessoal

Os profissionais interessados em colocar em prática o seu marketing pessoal, devem levar em consideração alguns aspectos: É importante mostrar por meio da aparência física o conjunto profissional + marketing pessoal = competência, experiência e aparência. 

Uma boa estratégia de marketing pessoal vai desde pequenos atos cotidianos como uma saudação, um aperto de mão, um sorriso e até a elaboração de um plano de marketing pessoal com metas definidas, conforme os objetivos de cada pessoa. 

Publicidade

“A abordagem que utilizo é humanista, ou seja, de nada adianta vestir uma boa roupa se não tiver etiqueta a mesa” afirma. Levando em consideração que esta prática é uma mescla de diversas ações, “tanto pessoais, quanto técnicas”. 

Outro fator de grande importância é o conhecimento. O profissional precisa estar sempre muito bem informado, principalmente sobre o assunto em pauta, no caso de uma reunião ou encontro de negócio. “Quanto mais informação souber sobre a reunião e os participantes, melhor”, orienta. Durante estes encontros, é essencial estar sempre atento a todos os acontecimentos e agir com naturalidade. 

Marketing pessoal

Publicidade

O marketing pessoal é a apresentação da sua imagem, o seu cartão de visitas, por isso a importância da aparência. “Conhecer a opinião de especialistas em moda e se atualizar com freqüência sobre o assunto é uma das estratégias de sucesso de quem pratica o marketing pessoal”. E dá uma dica importante neste quesito: “Na dúvida, utilize roupas clássicas, pois a possibilidade de erro é menor”.

Marketing pessoal: Tímidos também têm vez

O fato de uma pessoa não ser tão extrovertida como manda a cartilha não a impede de se destacar profissionalmente. Você pode virar o jogo a seu favor com esforço e dedicação. “Timidez é algo inerente à pessoa, você não muda. É diferente de insegurança, característica daqueles que só sabem ser liderados, coadjuvantes”. Se você faz parte desse time, recomendo algum tipo de tratamento para tirar a “couraça do corpo”. “Teatro dança, artes cênica, tudo isso ajuda a pessoa a aprender a ocupar espaço”.

Concordo com a teoria reichiniana de que o corpo é reflexo da mente e vice-versa*. “Pessoas muito introvertidas possuem tanto enrijecimento muscular como mental”. Portanto, invista em métodos que explorem seu potencial comunicativo. “O treinamento contínuo ajuda a romper essas barreiras”.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here