Manta Térmica Para Estética

Nas clínicas de estética, a manta térmica é utilizada para acabar com a celulite, para modelar o corpo e para tratamentos corporais que necessitam do calor localizado. O seu uso no tratamento é chamado termoterapia.

A manta térmica é recomendada não apenas para o uso estético, mas também para suavizar cãibras, cólicas menstruais, abcessos, furúnculos e antrazes. Ela pode ser usada ainda para combater o espasmo muscular e para o aquecimento antes da massagem. Com o corpo aquecido, os vasos se dilatam e há o aumento da circulação sanguínea. Desse modo, os efeitos da massagem ficam mais intensos e causam mais efeitos.

Para quem quer relaxar ou prevenir doenças como problemas cardíacos, é um ótimo tratamento, já que a manta térmica provoca a vasodilatação, aumento da oxigenação, relaxamento muscular e efeitos sedativos. Por outro lado, causa uma maior mobilidade muscular. Após uma sessão, você sairá aliviado das tensões e disposto a enfrentar os problemas do cotidiano.

 

Quais são os efeitos da termoterapia?

A termoterapia se funda no princípio de que é necessário estabilizar o equilíbrio térmico do corpo. Assim, as reações das enzimas ocorreriam em condições adequadas. E para se manter o equilíbrio térmico, é preciso que o calor seja produzido internamente, transformando a gordura em calor.

Por isso, a termoterapia utiliza a manta térmica para o aquecimento local, sendo indicada principalmente para o tratamento de celulites e de gorduras localizadas. Com o calor provocado pela manta, o fluxo do sangue aumenta, pois ocorre a dilatação dos vasos. Então, a eliminação dos catabólitos, substâncias indesejáveis no metabolismo, é feita. Com a vasodilatação, as infecções também são cessadas, pois os macrófagos migram. A cada 1ºC de aumento da temperatura do organismo, há o aumento de 13% do metabolismo, fazendo com que haja um maior gasto de energia e, consequentemente, a queima de gordura.

A termoterapia ainda resulta em outros benefícios como aumento da circulação sanguínea e linfática, aumenta a permeabilidade da pele em relação aos cosméticos, combate o estresse, causa uma redução dos ácidos graxos, estimula a renovação das células e combate a tensão muscular e doenças reumáticas.

A manta térmica oferece inúmeros benefícios

A manta térmica oferece inúmeros benefícios

 

Como usar

Primeiro, desdobre a manta. Cubra seu corpo com uma toalha para que ele não tenha contato direto com a manta. O tempo recomendado de uso é de até 40 minutos, pois senão pode haver uma queda da pressão. A temperatura ideal é até 45º, já que o calor que excede essa temperatura é liberado pelo corpo através da transpiração. Não abafe a manta, ou o calor não será dissipado, provocando queimaduras em seu corpo. Beba bastante água após as sessões e não se exponha ao frio excessivo.

 

Contra-indicações

Não use a manta térmica se estiver com febre, com inflamações ou infecções. Crianças, idosos, pessoas com hipersensibilidade só podem usar o aparelho com a supervisão de um profissional da saúde. Cremes, soluções e loções também devem ser utilizadas com o acompanhamento médico.

 

6 Comments

  1. denise oliveira
  2. ieda
  3. JOSY
  4. Eliane

Add Comment