Maionese faz mal para a saúde? Saiba que ela pode ter gorduras boas também!

Sabe aquela ideia de que toda maionese faz mal? Então, há estudos e pesquisas que mostram que precisamos renovar e reavaliar esse pensamento. Apenas a maionese, como único ingrediente, não vai fazer mal. Ao contrário ela pode fazer bem para a sua saúde.

E sabe por que? Porque ela tem gorduras boas, que são as monoinsaturadas, por exemplo. Então, não estamos te influenciando a comer mais maionese, mas, no mínimo, a repensar essa teoria da conspiração contra a maionese. Entenda os motivos!”

A maionese pode ser boa

Por exemplo, a maionese é feita com óleo vegetal, o que quer dizer que ela tem gorduras que são boas para o organismo humano. As gorduras monoinsaturadas provam isso. Outra coisa é que esse tipo de gordura não faz mal à saúde assim como tem efeito contrário: pode colaborar com o seu colesterol.

Por outro lado, a gordura trans não está presente nos ingredientes de origem vegetal, portanto, não está na lista da ingredientes da maionese, está bem? E essa gordura sim é que faz mal à saúde.

Portanto, para que a maionese seja boa para você e para o seu coração, a recomendação é que se tenha um estudo sobre os tipos de produtos. O primeiro passo é ver quais ingredientes estão na embalagem. Geralmente, os mais básicos e naturais são: ovos, óleo vegetal e ácido (limão ou vinagre).

Também é importante evitar as versões temperadas, já que podem aumentar o sódio. E a melhor recomendação é a maionese light, que tem redução de 25% de alguns itens, como a própria gordura. Listamos mais alguns cuidados na hora de comprar a maionese, confira!

Na hora de comprar a maionese

O ideal é que a pessoa que vai comprar a maionese se atente à alguns fatos. Por exemplo, tanto as embalagens de plástico como as de vidro deixam o alimento preservado. Só que isso se ele tiver o involucro intacto e bem lacrado.

A dica é preferir produtos com recipientes bem tampados, independente do material da embalagem.

Outra coisa é optar pelos produtos que são vendidos para consumo e que, por isso, possuem tampas próprias. Mesmo porque o uso da colher na maionese e no pão e no prato ou qualquer outro lugar é que pode causar a criação de problemas. Aquelas maioneses com tampas embaixo são as melhores.

Tabela nutricional

Apenas para fins nutricionais e de conhecimento, saiba que a maionese tradicional tem 12 gramas em uma única porção, o que dá 40 Kcal, 4 gramas de gorduras totais e 88 miligramas de sódio. Já a maionese light tem 12 gramas também para a porção, só que é bem mais saudável.

Sendo: 2,5 gramas no total de gorduras (apenas 0,4 gramas de gorduras saturadas), um valor energético de 27 Kcal e 91 miligramas de sódio.

Add Comment