5 Etapas do Planejamento Financeiro: Convencimento Pessoal

Publicidade

[wide]

5 Etapas do Planejamento Financeiro: Convencimento Pessoal (Imagem: Divulgação)
[/wide]
Essa série de artigos da Revista Dicazine é baseada no ebook “5 Etapas do Planejamento Financeiro“. Saiba mais ou compre o livro clicando aqui.

Uma das maiores características do ser humano, em relação às macro etapas de um bom planejamento financeiro chama-se comportamento pessoal.

Publicidade

O fator “ser humano” é extremamente essencial em todo o processo de planejamento financeiro, sendo que dentro das 5 etapas do planejamento financeiro, a fase do comportamento é tratada de maneira estratégica.

Sendo assim, todo o ambiente que o agente humano está inserido, sendo ele: cultural, ambiente familiar, estrutura de trabalho, nível de conhecimento nos estudos, vícios, capacidade física e mental, são variáveis consideráveis nesse contexto de planejamento financeiro.

Nesse direcionamento de hábitos pessoais, existem alguns itens que são destacados como sendo elementos essenciais na etapa número 1, chamada de Convencimento Pessoal, sendo eles:

– Se educar financeiramente é um processo contínuo;
– É importante conhecer os conceitos de riquezas e suas adaptações;
– Necessidade de mudar hábitos financeiros não saudáveis.

Publicidade

Ao se deparar com uma dificuldade financeira a pessoa envolvida no problema precisa entender algo bem simples, é necessária uma mudança drástica. Geralmente todos os agentes humanos que estão envolvidos com problemas financeiros têm sérios impactos negativos em sua estima, confiança baixa, acarretando um desânimo até normal para quem está com problemas de ordem financeira.

Alguns fatores da sociedade brasileira ainda agravam a situação de quem está dificuldades na área financeira, sendo esse uma variável cultural. As pessoas não tem costume de dialogar sobre estratégias pessoas e financeiras, relatando suas performances, dicas e sugestões. Muito pelo contrário, ao se deparar com barreiras financeiras a pessoa se recolhe e não conta para ninguém seu problema.

Sendo assim para esse primeiro contexto de construção de conceitos, abordando as 5 etapas do planejamento financeiro, é importante que o amigo leitor se estruture para entender o conceito de riqueza, que em uma abordagem de tópicos, pode ser visto da seguinte maneira:

– No dicionário é sinônimo de grande quantidade, fartura, abundância e palavras semelhantes;
– Sobre o termo abundância refere-se ao quantitativo de dinheiro que a pessoa é proprietária, ou seja, quanto mais dinheiro mais abundante esse agente humano se torna;
– Quanto mais dinheiro a pessoa tem, maiores são as possibilidades de obter posses;
– A riqueza faz com que o dinheiro tenha fator importante na vida de uma pessoa;
– O dinheiro permite que a pessoa realize desejos de consumo de si ou de seus mais próximos.

Nesse aspecto é importante ter em mente que quanto mais a pessoa tem posses e dinheiro disponível para uso, maior é sua capacidade de comprar bens e serviços, tendo como conseqüência principal realizar desejos pessoais ou da família. Assim, ultrapassar esses limites de consumo pode trazer sérios problemas financeiros.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here