Leite em pó, longa vida ou fresco? Entenda a diferença entre cada tipo

Você certamente já ouviu aquela famosa frase de que “leite é tudo igual”, não é mesmo? Porém, sabemos que não é bem assim que funciona, já que esse alimento tem diversos tipos, cada um com as suas qualidades.

Temos diversos tipos de leite, desde o materno até o em pó, longa vida e o fresco. As opções são muitas e, por isso, devemos saber qual a diferença de cada um, para que tenhamos noção do produto que estamos levando para a nossa casa.

Leite em pó, longa vida ou fresco? Entenda a diferença entre cada tipo

Categorias dos Leites

Os leites são divididos em categorias, sendo A e C. Elas vão de acordo com a sua forma de pasteurização após a retirada do animal.

Na categoria A estão os produtos conhecidos pela qualidade, tendo uma pasteurização mais rápida, imediata após sair do animal. Já na categoria C, tudo é feito mecanicamente.

Tipos dos Leites

Listamos abaixo as principais características de cada um, para que o leitor possa entender um pouco sobre cada tipo de leite e as suas diferenças.

Leite em Pó

O leite em pó é muito conhecido por uma famosa marca, o Ninho. E, de forma geral, o produto é feito industrialmente. Como um leite pasteurizado, ele passa por um longo processo de desidratação.

E o diferencial é que isso acontece sem sofrer com a adição de estabilizantes ou até mesmo conservantes. Por isso, é dito como mais saudável.

Se engana quem pensa que por ser industrializado, o leite em pó é mais forte que o comum, pois ele não é.

Existem algumas variações de marcas do produto, onde cada uma adiciona as suas fórmulas, com vitaminas e minerais diferentes, fazendo que o produto tenha um resultado final um pouco diferente de marca para marca.

Leite Fresco

No leite fresco, o produto recebe apenas um processo industrial, que é a pasteurização. Nela, o produto é aquecido em uma temperatura em cerca de 75 graus e, c om isso, os micro-organismos que são presentes no leite acabam morrendo.

O produto não recebe nenhuma dição de compostos químicos, nem mesmo conservantes, e, por este fato, a sua validade é mais curta, com um prazo de até 7 dias após a embalagem aberta.

Leite Longa Vida ou UHT

O famoso leite UHT (temperatura ultra-altas) ou Longa Vida, como é bem conhecido, tem como principal característica a sua data de validade, podendo chegar até 4 meses em uma prateleira sem estragar.

Para que isso ocorra, o produto tem que passar pela ultrapasteurização, que é um processo de aquecimento bem superior ao leite fresco, chegando a até 150 graus e tendo um mínimo de 130 graus.

Neste tipo de leite, são adicionados citrato de sódio, que é um estabilizante e, por causa dele, pode ser guardado até mesmo fora da geladeira, caso ainda não tenha sido aberto.

Após a abertura da embalagem, o mesmo deverá ser armazenado em uma geladeira, podendo consumir em até 3 dias.