Jovem Aprendiz SENAI – Como Inscrever-se

O programa Jovem Aprendiz SENAI foi criado pela Eletrobras, buscando contratar esse jovens para trabalhar na empresa. Esse programa surgiu em 2005 e, de lá pra cá, mais de 70 mil jovens já foram arregimentados. Ou seja, em média, são mais de 5 mil novos jovens por ano!

Isso faz do Jovem Aprendiz SENAI um dos melhores programas de inserção no mercado de trabalho brasileiro. Isso porque fazem parte da mesma rede o SESC e o SENAC. Eles estão entre os maiores formadores de profissionais técnicos do país. Os aprendizes recebem educação técnico-profissional de alta qualidade.

Apresentar o Jovem Aprendiz SENAI
Como fazer a sua inscrição para o Jovem Aprendiz SENAI

Aqui nesse artigo nós mostramos, por exemplo, como você pode se inscrever num Curso Gratuito de Mecânica de Motos do Senai. Veja como é mais fácil do que você pensa!

O Programa Jovem Aprendiz SENAI

Uma boa ressalva, que vale a pena fazer, é que dos mais 70.000 jovens recrutados, mais de 20.000 tiveram suas carteiras assinadas. Claro, contabilizamos somente quando foi pelas mesmas empresas que eles prestaram o seu aprendizado.

Por isso que ingressar no programa do SENAI é um sonho, ou para jovens, ou para adolescentes que querem ingressar nesse universo profissional. E se puder fazer isso, através de uma organização tão grande como o SENAI, conhecida em todo o Brasil, é um excelente primeiro passo.

Pré-requisitos

Os interessados, obrigatoriamente, tem que ter entre 14 e 24 anos. Além disso, em nenhuma hipótese, podem ter tido trabalhado anteriormente. Ou seja, sem nenhuma experiência profissional. Finalmente, tem que ser estudante ou já ter concluído o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Isso, desde que esteja na faixa etária obrigatória.

Entretanto, isso não é uma determinação do SENAI. Porque, por meio da lei de número 0.097/2000, juntamente com o decreto Federal nº 5.598/2005, é determinado que as empresas de médio a grande porte devam possuir uma porcentagem de jovens aprendizes em trabalho e/o estágio, sendo que estes demandem alguma função dentro da empresa.

Benefícios do Jovem Aprendiz

  • FGTS
  • 13º Salário
  • Salário Mínimo
  • Vale-Transporte
  • Carteira de Trabalho Assinada
  • Curso de Capacitação e Formação Profissional
  • Férias Remuneradas e Coincidentes com as Escolares

Deveres do Candidato

Primeiramente, o candidato deve dispor de 4 a 6 horas de trabalho por dia. Todavia, caso o jovem aprendiz já tenha concluído a educação básica, ele terá uma carga horária de trabalho diferente dos demais, que pode chegar até 8 horas diárias.

Essa jornada de trabalho é pensada de forma a, principalmente, não atrapalhar o desempenho do jovem na sua vida acadêmica. Precisa haver uma certa compatibilidade consensual entre os períodos de trabalho e escolar.

Em segundo lugar, o Jovem aprendiz SENAI tem que possuir, pelo menos, noções básicas sobre o Pacote Office. Por exemplo Word, Excel e Power Point. Lembre que o SENAI não exige nenhuma experiência profissional do candidato. Porque a intenção é dar realmente a primeira oportunidade.

Portadores de Necessidades Especiais

Nos editais de aprendizagem do SENAI normalmente aparecem vagas para Portadores de Necessidades Especiais. Em suma, mais de 20.000 jovens nessas condições já foram encaixados no programa Jovem Aprendiz SENAI.

Além disso, cursos únicos e formas de ensino particulares são desenvolvidas para estes alunos. O SENAI acredita que todos merecem seu lugar no mercado de trabalho. Isto também é conseguido por meio do programa.

Como fazer a inscrição?

As inscrições para o programa Jovem Aprendiz SENAI são feitas por todo o país, nas suas unidades próprias. Então, a maneira mais rápida, é você entrar no site oficial do Portal da Indústria e, no rodapé, selecionar o seu estado e encontrar a unidade mais próxima de você.

Ou, para cursos customizados de Aprendizagem Industrial, entre em contato com o interlocutor do SENAI no seu estado, através desse link oficial, clicando no estado do seu interesse.

Por fim, informe na unidade que você está interessado na vaga de Jovem Aprendiz. Em seguida você será informado se está nos parâmetros e possivelmente iniciará seu cadastro. Sucesso!