Jovem Aprendiz SENAC – Como Inscrever-se

O programa Jovem Aprendiz SENAC direciona você para uma colocação no mercado de trabalho, por um tempo determinado. Ou seja, é uma espécie de contrato especial que reza que, antes mesmo de iniciar as atividades, você já sabe em que prazo as suas obrigações com a companhia vão terminar.

É lógico que a empresa também saberá quando as obrigações dela terminam com você. Até porque esse acordo é fechado por três partes. A primeira é Empresa que empregará o Jovem. A segunda, a entidade que fornecerá o ensino teórico. E, por fim, o Jovem Aprendiz Senac, que executa as atividades.

Destacar o programa do Jovem Aprendiz Senac
O programa Jovem Aprendiz Secac promove o aperfeiçoamento dos jovens previamente escolhidos pelas empresas dos ramos de comércio de bens e serviços e do turismo.

Com a missão de desenvolver pessoas e organizações, por meio de estratégias educacionais, o Senac criou o Programa Senac de Gratuidade. Por isso preparamos essa matéria, para você ter todas as informações necessárias para participar dele.

Jovem Aprendiz SENAC

É primordial para o Senac que a companhia que empregará o jovem, tenha como responsabilidade de sua parte fornecer a formação prática. Isso é essencialmente necessário para que o desenvolvimento das atividades do jovem colaborador evoluam de forma correta.

Pre-requisitos exigidos

Quem busca trabalhar no SENAC precisa ter algumas informações. Por exemplo, a faixa etária para a inclusão no programa é bem ampla. Ela vai dos 14 anos completos até 24 anos incompletos. Entretanto, todos precisam estar matriculados e estudando no Ensino Regular. Ou, no caso de não haver terminado o Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos.

Seleção de um Jovem Aprendiz SENAC

Antes de tudo, é necessário que haja uma requisição de vaga por parte da companhia. Junta-se isso com outros documentos necessários e próprios do empregador. Posteriormente, no caso de toda documentação estar em ordem, o SENAC responde ao solicitante (empresa) com a Declaração de Disponibilidade de Vagas.

A fase posterior compete quase que exclusivamente ao solicitante. Ele deve fazer a contratação da quantidade de jovens que serão encaminhados ao Programa Jovem Aprendiz SENAC. Isso tudo dentro da legalidade e respeitando todos os pré-requisitos já estabelecidos para as vagas.

A empresa tem duas grandes vantagens nessa modalidade de contratação. Em primeiro lugar é que terá, à sua disposição, mão de obra qualificada de acordo com a necessidade da empresa, formada particularmente para aquela vaga. Em segundo lugar terá um colaborador que, dada a sua origem de baixa renda, vai imprimir esforços para garantir a edificação de sua vida profissional.

De quanto é o salário de um Jovem Aprendiz

Não existe um valor fixo para todas as empresas. O salário do Jovem Aprendiz é feito baseando-se na quantia de horas que o mesmo trabalha. Essas horas podem variar até 6 horas trabalhadas. Atualmente são pagos R$3,58 por hora trabalhada.

A maioria das empresas não abrem mão 6 horas diárias de serviço. Assim o aluno não tem dificuldades com o tempo na escola. E ainda pode participar das práticas técnicas e profissionais na empresa. Contudo, já algumas poucas companhias prezam apenas 4 horas por dia.

Tabela de preços por horas

O Ministério do Trabalho e Emprego todo ano gera uma planilha com valores de salários. O parâmetro e a quantidade de horas trabalhadas. Entretanto essas horas têm que ser definidas no contrato do Jovem Aprendiz, quando ele é cadastrado na companhia solicitante.

Esta planilha abaixo trabalha com o valor de R$ 4,00 por hora. Contudo se você quiser fazer uma consulta oficial, o valor está regulamentado no Decreto 8.618/2015, da presidência da república.

Elucidar os salários diferentes do Jovem Aprendiz SENAC
Planilha do Jovem Aprendiz SENAC cujo valor está regulamentado no Decreto 8.618/2015

Inscrições do Jovem Aprendiz Senac

Para informações mais detalhadas, a Equipe de redação oficial do Portal Jovem Aprendiz BR, um site não oficial a respeito do programa Jovem Aprendiz no Brasil, certamente pode te esclarecer muitas dúvidas.

Após clicar no link do site oficial do Senac, escolha o estado de sua preferência. Além disso, veja quais as empresas e os telefones de contato da unidade do SENAC mais perto de você.