Conheça o programa Jovem Aprendiz do Itaú e envie o currículo online – Saiba como

Uma das melhores formas de conhecer como uma empresa funciona e de entrar no mercado de trabalho mesmo sem experiência é por meio do programa Jovem Aprendiz.

Ele surgiu como uma exigência legal no Brasil, a partir da Lei 10.097 – 19 de dezembro de 2000 –, com o intuito de promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho. E hoje em dia há uma lista de vagas abertas para o programa.

É, inclusive, regra que uma porcentagem das vagas da empresa seja destinada a esses profissionais. Aí é que entra o Itaú, um dos maiores bancos privados do país. 

O Itaú como gerador de empregos

O Itaú se intitula uma grande empresa que possui metas focadas na geração de renda, no desenvolvimento global de jovens e ainda na contribuição com o primeiro emprego. É um ambiente propício, que permite proporcionar uma vivência transformadora.

Para você não desanimar: por mês, em média, são contratados 200 jovens para o programa. Isso representa mais de 1,7 mil novos aprendizes por ano. Mais de 7 mil aprendizes já contribuíram com o Itaú, com mais de 600 horas de capacitação teórica.

Desde 2003, o Itaú trabalha com o objetivo de ampliar as oportunidades de jovens estudantes que encontrariam alguma dificuldade para encontrar uma colocação no mercado de trabalho.

O programa Jovem Aprendiz do Itaú tem duração de dois anos com jornada de trabalho de até seis horas diárias e com as 600 horas de capacitação com aulas de cultura geral.

Como funciona o programa

Sendo assim, normalmente, quem pode preencher essas vagas são adolescentes e jovens que estão cursando o ensino fundamental e médio ou que tenham concluído o ensino médio, desde que sejam de escolas públicas.

O Jovem Aprendiz precisa fazer um curso de qualificação técnico em alguma instituição que faça parte do programa do governo.

Depois, ele coloca o conhecimento que aprende na empresa. O salário varia e o horário de trabalho não pode atrapalhar o rendimento escolar dos candidatos.

Ao entrar na empresa e começar a trabalhar no Itaú, o profissional pode se destacar e garantir uma futura contratação. Ou seja, entrar como Jovem Aprendiz pode significar possibilidade de crescimento, de fazer carreira.

Trabalhado no Itaú        

Cada empresa tem uma regra para o Jovem Aprendiz. No Itaú itau.com.br, por exemplo, o pré-requisito é ter entre 16 e 22 anos, além das especificações anteriores.

Os benefícios são vale-refeição, vale-transporte sem descontos, política salarial diferenciada, seguro de vida em grupo e assistências médica e odontológica.

Os candidatos passam por uma triagem que consiste na seleção de currículos, entrevista coletiva ou dinâmica de grupo e entrevista individual com o gestor da área.

O programa possibilita a atuação tanto na rede de agências como na administração central.

Aí, temos as opções de atuar na rede de agências, perto dos caixas eletrônicos ou no hall de entrada, interagindo bastante com o cliente, dando suporte às atividades administrativas das mais diversas áreas do banco.

Como se inscrever para o programa?

É por meio dessa página que o interessado vai fazer a sua tentativa de ocupar uma vaga no Itaú.

Embaixo da página, há um link escrito “candidatura”. Feito isso, na sequência, você vai seguir o passo a passo do banco. É a hora de cadastrar o seu currículo.

Lembre-se: um bom currículo com um bom vocabulário e bem objetivo pode ser a porta de entrada para muitas empresas. Ele é como se fosse a sua “vitrine”.