Hackers invadem Chromecasts para alertar sobre falha de segurança

Muitos dispositivos Chromecast nos Estados Unidos sofreram ataques hacker nos últimos dias. Porém, quem assumiu a autoria foi o grupo “Hacker Giraffe” e “J3ws3r”.

Segundo eles, a operação foi realizada para alertar aos usuários sobre como é falha a segurança do produto, que pode expor diversos dados sigilosos dos clientes usuários.

Os Hacker Giraffe deixaram uma mensagem nos aparelhos, além de um link para mais informações e um pedido. Veja como foi o ataque cibernético e tecnológico.

O ataque

Através de uma falha na segurança do aparelho Chromecast, o grupo Hacker Giraffe deixou uma mensagem para todos os usuários quando acessavam o dispositivo.

Attention! Your Chromecast/Smart TV is exposed to the public internet and is exposing sensitive information about you! To find out more about what to do and how to fix this, visit http://bit.ly/CastHack for more information. You should also Subscribe to Pewiepie”.

Traduzindo, os hackers pediram atenção e avisaram que o Chromecast ligado a Smart TV estava deixando os usuários expostos a internet pública e poderiam ter as suas informações divulgadas.

O grupo ainda deixou um link para acesso onde, segundo eles, tem mais informações. Eles também pediram que todos se inscrevam no canal do youtube “PewDiePie”.

O Chromecast

O Chromecast é um aparelho do Google, que nada mais é do que um pequeno dispositivo que pode ser plugado em uma televisão para que facilite o recebimento de imagens e vídeos via streaming.

Com ele, todas as televisões que tenham entrada HDMI podem se transformar em uma Smart TV, que são as TVs inteligentes, onde é possível baixar aplicativos, como o Netflix.

O Chromecast é pequeno e lembra muito um pen drive. Ele pode ser colocado em qualquer televisão com entrada HDMI.

Já para as famosas televisões de tubo, que são mais antigas, ainda existem alternativas, como, por exemplo, utilizar um conversor de VGA para HDMI para poder usar o Chromecast.

Acesso com o Chromecast

Para acessar e usar o Chromecast é necessária a conexão com a internet para a utilização do aparelho, podendo ser por wi-fi, direto na televisão ou por cabos.

O Chromecast ainda ganha muitos clientes pelo seu fácil acesso, já que tem um custo considerado baixo. Nos Estados Unidos, podemos encontrar o aparelho por 30 dólares, cerca de R$ 100.

Já no Brasil, o valor varia até R$ 300 e também existe os famosos produtos paralelos, mas como todos sabem, não tem a mesma qualidade e garantia dos originais.

Plataformas, aplicativos e features no Chromecast

As plataformas compatíveis no Chromecast são: IOs, Android, Windows, OSX, Chrome OS e Windows Phone 8.

Já nos aplicativos, são compatíveis a Netflix, Youtube e a Pandora. Ainda existem projetos para ingressar o Spotify, em breve.

Nos features, tem um espelhamento de Chrome Broweser e uma resolução em HD, sendo de 1080 pixels. Os streaming são através da nuvem e ainda reproduz API de terceiros.

Add Comment