Globo faz “remember” de sucessos da década 90. Relembre 7 músicos da época!

Se você tem lá seus 25 anos ou mais vai se lembrar muito bem dos anos 90. Eles ficaram na memória de muita gente e de um jeito bem positivo! Afinal, quem não se lembra dos programas infantis de muito sucesso na televisão?

Dos outros programas de TV que não tinham tanto problema com censura assim? Das propagandas diferentonas induzindo o consumidor a comprar os produtos? Dos brinquedos que, pra época, pareciam ser bem tecnológicos? Ah, os anos 90… Quem viveu, não se esquece!

A música!

E um dos destaques dessa tão amada década é a música. Uma delas, Pump Up The Jam voltou a bombar nas rádios brasileiras desde que se tornou tema de Verão 90, a novela das 19h da Globo.

O hit não poderia ficar de fora dos capítulos que “desenterram” várias músicas daquela época e outras coisas também.

Pump Up The Jam é o famoso “poperô”.

O pessoal deu esse apelido para esse ritmo musical eurodance. Ele foi criado pelo grupo Technotronic, da Bélgica. Os músicos ganharam um monte de dinheiro com esse sucesso, venderam milhares de discos e tiveram essa música reproduzida em vários comerciais. A banda chegou ao fim em 2000.

Corona também está na trilha sonora da novela. Esse símbolo dos anos 90 era liderado pela cantora brasileira Olga de Souza. Dona do hit Rhythm of the Night, a artista vive na Itália e faz shows até hoje.

Vamos dar uma volta pelo passado então e ver como é que andam as bandas que compõe o “setlist” de Verão 90?

1 – Technotronic

Como já demos uma resumidinha aqui, o Technotronic é um grupo belga criado em 1988. Manuela Kamosi, nascido no Zaire (Congo) era a vocalista. O nome artístico escolhido por ela foi Ya Kid K.

Eles fizeram sucesso em 1990 com Pump Up The Jam, tocaram em boates pelo mundo e tiveram o som em comerciais de marcas como Revlon e Phillips. Isso ajudou a crescer a popularidade da banda.

A última música inédita veio em 2000 e logo depois a banda acabou. Discos foram lançados até 2012 com remixes e coletâneas. Ya Kid fez carreira solo e participou de projetos nos EUA e na Europa. As músicas mais recentes datam de 2014.

2 – Corona

Mesmo cantando em inglês, Corona era um grupo com vocal do Brasil. A canção mais famosa é Rhythm of the Night. Natural do Rio, Olga foi para a Itália e acabou sendo descoberta. Foi aí que veio o convite para fazer parte do disco de 1993 da banda.

O hit tocou muito nas rádios do planeta todo e, até hoje, ela se apresenta como Corona. Lança também músicas independentes e faz shows. Tudo isso, morando ainda no país das “pastas”.

3 – Double You

Pleeeease, Don’t Go… Don’t gooo… Quem nunca ouviu? O grupo foi um forte representante do eurodance. O ano de estreia foi 1985 na Itália. Please Don’t Go é a música de destaque e foi lançada em 1992.

Os integrantes mudaram durante os anos, mas a presença do cantor William Naraime, o Double You, continua até os dias de hoje. Eles já vieram ao Brasil algumas vezes.

4 – Marky Mark and the Funky Bunch

Esse foi um grupo de hip hop norte-americano. O líder era o ator e cantor (claro!) Mark Wahlberg. A banda fez seu primeiro lançamento de álbum em 1991 e sacudiu os fãs com o hit Good Vibrations.  A música, inclusive, alcançou o primeiro lugar da Billboard.

O segundo disco do grupo veio em 1992 e em 1993 a banda chegou ao fim. Wahlberg continou a carreira e acabou formando dupla com o nome do reggae Prince Ital Joe.

Em 1998, ele se aposentou de vez do mundo musical e acabou investindo na carreira de ator, onde ganhou muito reconhecimento.

Wahlberg foi indicado ao Oscar por duas vezes, como melhor ator coadjuvante de Os Infiltrados (2006) e melhor ator em O Vencedor (2010). Se falar pra ele dos tempos de Marky Mark, não vai gostar muito… Ele evita relembrar essa época e falar da carreira musical.

5 – New Kids on the Block           

A primeira boy band de música pop que estourou! New Kids on the Block era formado por amigos de Boston, nos EUA. O sucesso veio em 1988 e a música mais famosa é Step by Step, lançada em 90.

No começo, os meninos fizeram vários shows e comercializaram álbuns demais, mas a cena acabou mudando logo e o rock tomou conta da cabeça dos jovens.

O fim do grupo foi anunciado em 1998, por motivos pessoais dos integrantes. Eles voltaram a se unir em 2008 e, dois anos depois, participaram de uma turnê com os Backstreet Boys.

Até hoje, os integrantes se apresentam. Em 2016 participaram de Fuller House, da Netflix. Dois deles, Donnie Wahlbert (coincidentemente, irmão mais velho de Marky Mark) e Joe McIntyre também investiram no ramo da atuação.

6 – EMF

O grupo britânico nasceu em 1989. Unbelievable foi a música do grupo mais tocada nos Estados Unidos em 91. A banda acabou se separando em 1997, depois de três discos com faixas inéditas.

No entanto, os meninos se reencontraram, voltaram em 2012 e estão na ativa, fazendo shows pelo mundo.

7 – Information Society

A banda foi criada em 1980 por amigos de colégio de Minneapolis, também nos EUA. Repetition e What’s On Your Mind são os hits que podemos citar. Eles foram lançados em 1985 e 1989 e também fizeram parte de novelas como Gente Fina (1990), Deus nos Acuda (1992) e Perigosas Peruas (1992).

Algumas brigas causaram o fim da banda em 1993. O Information Society se reuniu em 2006 e continua vibrando até os dias de hoje. O grupo veio ao Brasil em 2009, 2012 e 2014.