Fuvest 2019 – 7 dicas para se dar bem na prova

A rotina de vestibulares é desgastante e estressante, mas é a oportunidade de iniciar a busca por um sonho, um futuro melhor em uma grande faculdade.

Todo ano, diversos candidatos prestam o vestibular da Fuvest, prova que em 2019 será aplicada em 35 cidades do Estado de São Paulo, contando com 127.786 inscritos, disputando 8.362 vagas em 183 cursos diferentes.

Com 90 questões, todas de múltipla escolha, abordando temas do Ensino Médio, a prova tem duração de 5 horas e para avançar para a segunda fase é necessário acertar pelo menos 27 questões, o que equivale a 30%.

Veja abaixo sete dicas para a primeira etapa da Fuvest.

1 – as provas antigas

A prova da Fuvest não tem as mesmas características do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ela é com menos fórmulas, conceitos e mais conteúdo.

Por esse fato, é importante sempre observar as provas antigas, procurar resolver os exercícios passados e assim entender o modelo de prova.

2 – a língua portuguesa

Na primeira etapa da prova da Fuvest, a Língua Portuguesa é predominante e por isso deve ser o foco na hora de estudar, dedicando um tempo maior a disciplina.

3 – as obras obrigatórias

O nome já é autoexplicativo: obras obrigatórias.

Porém, caso não consiga ler essas obras, é fundamental que busque por vídeos e resumos, pois as questões devem ser respondidas com segurança e propriedade.

Os livros exigidos são: Memórias Póstumas de Brás Cubas; A Relíquia; Mayombe Iracema; O Cortiço; Vidas Secas; Minha Vida de Menina; Claro Enigma e Sagarana.

4 – os primeiros resultados

A primeira maratona da Fuvest chega ao fim após o Enem e os vestibulares da Unicamp e Unesp, mas mesmo se você passou por todos esses e está cansado, esqueça tudo o que passou, encare a Fuvest como outra prova.

É uma nova etapa, portanto, passe o tempo se preparando como se fosse a primeira.

5 – o dia anterior

É fundamental que no dia anterior a prova, o sábado, o candidato tire o dia para descansar, evitando que fique estudando e revisando.

Assim, a mente estará mais limpa para a prova.

6 – a autoconfiança

A prova da Fuvest pode ser a principal de todo o ano, portanto, tem muita coisa em jogo.

É necessário que o candidato exerça a sua autoconfiança, utilizando muita energia mental e mentalizando que é apenas mais uma prova, para tirar todo o peso que é jogado nas costas.

7 – as mais fáceis

No ia da prova, procure fazer primeiro as questões consideradas fáceis, pois assim você irá “garantir”.

Se partir para as difíceis, poderá estar cansado e errar questões que você sabe com certeza.

Partindo para as de maior facilidade, também é melhor para controlar o seu tempo, pois saberá de fato quanto tempo tem para pensar nas respostas mais complicadas.