Fuvest 2019 – 7 dicas para se dar bem na prova

A rotina de vestibulares é desgastante e estressante, mas é a oportunidade de iniciar a busca por um sonho, um futuro melhor em uma grande faculdade.

Todo ano, diversos candidatos prestam o vestibular da Fuvest, prova que em 2019 será aplicada em 35 cidades do Estado de São Paulo, contando com 127.786 inscritos, disputando 8.362 vagas em 183 cursos diferentes.

Fuvest 2019 – 7 dicas para se dar bem na prova

Com 90 questões, todas de múltipla escolha, abordando temas do Ensino Médio, a prova tem duração de 5 horas e para avançar para a segunda fase é necessário acertar pelo menos 27 questões, o que equivale a 30%.

Veja abaixo sete dicas para a primeira etapa da Fuvest.

1 – as provas antigas

A prova da Fuvest não tem as mesmas características do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ela é com menos fórmulas, conceitos e mais conteúdo.

Por esse fato, é importante sempre observar as provas antigas, procurar resolver os exercícios passados e assim entender o modelo de prova.

2 – a língua portuguesa

Na primeira etapa da prova da Fuvest, a Língua Portuguesa é predominante e por isso deve ser o foco na hora de estudar, dedicando um tempo maior a disciplina.

3 – as obras obrigatórias

O nome já é autoexplicativo: obras obrigatórias.

Porém, caso não consiga ler essas obras, é fundamental que busque por vídeos e resumos, pois as questões devem ser respondidas com segurança e propriedade.

Os livros exigidos são: Memórias Póstumas de Brás Cubas; A Relíquia; Mayombe Iracema; O Cortiço; Vidas Secas; Minha Vida de Menina; Claro Enigma e Sagarana.

4 – os primeiros resultados

A primeira maratona da Fuvest chega ao fim após o Enem e os vestibulares da Unicamp e Unesp, mas mesmo se você passou por todos esses e está cansado, esqueça tudo o que passou, encare a Fuvest como outra prova.

É uma nova etapa, portanto, passe o tempo se preparando como se fosse a primeira.

5 – o dia anterior

É fundamental que no dia anterior a prova, o sábado, o candidato tire o dia para descansar, evitando que fique estudando e revisando.

Assim, a mente estará mais limpa para a prova.

6 – a autoconfiança

A prova da Fuvest pode ser a principal de todo o ano, portanto, tem muita coisa em jogo.

É necessário que o candidato exerça a sua autoconfiança, utilizando muita energia mental e mentalizando que é apenas mais uma prova, para tirar todo o peso que é jogado nas costas.

7 – as mais fáceis

No ia da prova, procure fazer primeiro as questões consideradas fáceis, pois assim você irá “garantir”.

Se partir para as difíceis, poderá estar cansado e errar questões que você sabe com certeza.

Partindo para as de maior facilidade, também é melhor para controlar o seu tempo, pois saberá de fato quanto tempo tem para pensar nas respostas mais complicadas.