Flipboard altera senhas de usuários após ataque hacker

O agregador de notícias Flipboard notificou todos os seus usuários solicitando uma alteração de senha urgente. Isso aconteceu devido a um ataque hacker que expôs toda a base de dados do serviço.

Esse incidente de segurança deixou o banco de dados do Flipboard totalmente aberto com acesso irrestrito aos invasores. Contudo, o serviço avisou seus usuários em massa.

Flipboard altera senhas de usuários após ataque hacker
Flipboard altera senhas de usuários após ataque hacker

Foram constatados acessos não autorizados ao banco de dados por uma pessoas fora da empresa. Acredita-se que tenha sido um roubo de dados em potencial. É possível que todo banco de dados do Flipboard tenha sido copiado.

Você já conhecia o Flipboard?

Durante muito tempo muito se falou sobre um novo aplicativo para Ipad: O Flipboard. Este aplicativo que hoje é muito bem sucedido mas que já foi um fracasso total.

O Flipboard vêem inovando na tentativa de ser uma revista social para smartphones. Nele, você encontra não apenas notícias mas também interage com seus contatos que comentam tudo no Twitter ou no Facebook.

Resumindo, o Flipboard é um agregador de contéudo online de redes sociais. Isso é, permite aos usuários visualizar os feeds de suas páginas sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

Como criar uma conta no Flipboard?

Ao baixar e abrir o aplicativo, o usuário precisará se cadastrar e depois efetuar seu login. No processo de cadastro será solicitado que o usuário cadastre também todas as suas redes sociais.

É importante notar que apenas as redes sociais mais utilizadas devem ser cadastradas. Além dos feeds dos usuários, o aplicativo também irá mostrar seu próprio feed. Portanto pode haver confusão.

Em seguida, inicie a configuração das preferências e faça a integração de suas redes sociais para acompanhar seu feed de notícias.

Ataque hacker ao Flipboard saiba mais

De acordo com o comunicado enviado por email aos usuários do Flipboard, os dados comprometidos foram os de 05 junho de 2018 a 23 de março de 2019 e também os de 21 a 22 de abril de 2019.

A base de dados do Flipboard possui mais de 100 milhões de usuários, entretanto, acredita-se que nem todos foram expostos ao ataque. Até o momento não se determinou com exatidão quais foram as vítimas dessa ação.

A medida de redefinição de senha foi adotada seguindo normas rígidas de segurança pois o funcionamento do serviço depende disso. Essa foi uma precaução necessária praticamente imposta aos usuários do Flipboard.

As medidas de segurança dificultam o trabalho de hackers maliciosos que estejam tentando utilizar os dados expostos para obter senhas.

Em outras palavras, hackers não necessitam de um alto poder de processamento para decifrar as senhas, portanto, redefinir as contas com senhas mais complexas pode ser o caminho.

O que usuários do Flipboard devem fazer?

Em primeiro lugar, não precisa se desesperar. Em segundo lugar, sua senha do Flipboard deve ser alterada imediatamente. Se você estiver usando essa senha em outro serviço, faça a alteração para uma senha de 8 dígitos. Nessa nova senha use números, letras e caracteres especiais.

Contudo, se você não percebeu nenhum comportamento estranho do aplicativo fique tranquilo pois seus dados não devem ter sido expostos.

Assim como outras redes sociais, o Flipboard também sofre com ataques frequentes de hackers por isso esteja atento com suas senhas.

Gostou do artigo? Espero que sim! Conheça nossa sessão de Tecnologia pra saber muito mais.