Filhos podem ajudar nas tarefas de casa – lista que pode ser feita conforme a idade

Há uma grande discussão quando o assunto é a educação infantil. Muitos pais têm medo de forçar a barra dos filhos a ponto de que eles não curtam a infância. Por outro lado, há aqueles que acham que eles devem começar a “trabalhar” desde cedo.

O fato é que os especialistas recomendam sim o trabalho, especialmente, o doméstico. Mas, sempre seguindo algumas orientações que são baseadas na idade da criança. Isso porque ela desenvolve lentamente a coordenação motora e as habilidades.

Para te ajudar com isso, fizemos uma lista dos afazeres domésticos que podem ser feitos pelas crianças com base na idade delas. Conheça!

De 2 a 3 anos

A lista de tarefas domésticas que podem ser feitas por crianças que tem entre 2 e 3 anos é bastante extensa e passa por: guardar os brinquedos logo após brincar, tirar o próprio prato da mesa, guardar os sapatos quando chega em casa, colocar a roupa suja no cesto de roupas.

Além disso, já se pode ensinar a criança a pegar as frutas da fruteira, lavá-las e ingerir. Depois, colocar os guardanapos na mesa durante o almoço ou jantar e, por fim, elas já devem conseguir tirar as próprias roupas.

De 4 a 5 anos

Já para os maiores do que 3 anos, arrumar a cama é uma missão que pode ser cumprida, além disso, no dia da roupa suja, já podem até colocar a roupa na máquina ou no cesto, conforme o hábito da família. E dá para guardar parte da louça ou colocar na pia.

Também se pode aprender a tirar o pó de casa, com vassouras e regar as plantas, com o uso de suportes de plásticos e leves. A separação do lixo orgânico dos materiais recicláveis também pode ser ensinado desde então.

De 6 a 8 anos

A partir dos 7 anos, a criança já tem uma boa idade para fazer tarefas que realmente vão ajudar muito os pais, como lavar a louça do café da manhã, especialmente se não tiverem objetos cortantes e que podem se quebrar.

Aí, dá para ajudar a por e tirar a mesa dos jantares e almoços. Guardar as compras do mês no armário, pendurar a roupa lavada no varal e tirar o lixo de casa, seja da pia ou dos banheiros ou dos quartos, por exemplo.

De 9 a 11 anos

Com essa idade, as crianças já estão muito espertas e podem preparar o próximo lanche, limpar móveis, limpar espelhos, varrer ou passar aspirador de pó na casa, trocar a roupa de cama, cuidar dos pets, ajudar a preparar as refeições, fazer a lista de mercado e por aí vai.

De 12 a 14 anos

Aqui, após os 12 anos, tudo já está liberado. As crianças podem ajudar no trabalho doméstico com a limpeza dos banheiros, passar pano no chão, cuidar das plantas, cuidar dos irmãos mais novos, preparar as refeições (pequenas como café da manhã), fazer compras rápidas e separar as contas.